Dev de Stalker 2 chocado: jogadores amam mesmo com bugs dando o ar da graça!

Título: STALKER 2: Entre Bombas e Bugs – A Saga de um Jogo Que Nasceu em Campo de Batalha!

Ah, o sonho de todo geek: criar um jogo incrível e lançá-lo num estúdio de velinhas acesas e balões coloridos. Mas a realidade é bem mais comportada, e o pessoal da GSC Game World bem sabe disso! O chefão da desenvolvedora, Ievgen Grygorovych, abriu o jogo sobre as complicações dignas de um roteiro de cinema que enfrentaram para ‘dar vida’ ao tão esperado Stalker 2. Enquanto o mundo estava em chamas (e não é uma metáfora!), a galera estava mais desesperada que produtor de novela no dia da estreia.

Após um atraso que fez até a tartaruga do Mario parecer velocista, a data de lançamento alegadamente passou de setembro para novembro… E adivinha? Mesmo com dois meses extras na bagagem, o tal "jogo pronto" veio às telas com mais bugs que o quintal de uma casa na zona rural!

Logo após serem recepcionados no BAFTA em Piccadilly, Londres, Ievgen e a diretora criativa, Maria, se jogaram no papo e desabafaram sobre o que rolou nos bastidores. Já com a cabeça a mil, a dupla afirmou ser quase impossível dar mais um nó na corda, mesmo que quisessem corrigir os problemas que pipocaram. Afinal, ninguém merece ver seu jogo sendo comparado aos serviços de internet em dias de tempestade, não é mesmo?

Maria, que não é nem um pouco tímida, soltou o verbo: “Desenvolver jogos é uma dança, meu povo! Enquanto algumas empresas têm orçamentos que parecem um conto de fadas, nós estamos na linha de frente, sozinhos, sem nem um ‘papai da grana’ para ajudar”. Essa metáfora da dor de cabeça todo mundo conhece!

Entre bombas e panes elétricas, a dupla revelou que enquanto alguns estavam perdendo o sono por conta de drones e outras surpresas da vida, o foco do jogo era continuar a jornada na Zona de Exclusão. Para eles, mais do que desenvolver algo impecável, era importante mostrar que, apesar de tudo, o jogo tinha “alma”.

E, pasmem! Apesar de tudo, a recepção foi ‘milagrinha’! Stalker 2 vendeu um milionário de cópias em menos de 48 horas, com o público ajudando a combustionar as expectativas. No Steam, a galera está mais feliz que criança em parque de diversão, com 84% de avaliações positivas. Mas adivinha quem não se contentou? Ievgen!

Ele está com sede de nota boa e não aceita nada abaixo de 90! “Meus caros, queremos que o povo ame o jogo como se fosse a pizza das sextas-feiras!”, exclamou. O pobre do homem estava preparado para a bomba e o desastre, mas a recepção foi bem menos catastrófica do que ele esperava. Porém, o medo de falhar e deixar a peteca cair estava presente, e ele fez questão de lembrar que todo desenvolvedor vê muito mais problemas do que o jogador normalmente encontra. Ou seja, pra quem desenvolve, as coisas parecem estar em um eterno apocalipse cheio de glitches!

Então, se você ainda não testou o jogo, esperemos que as correções sigam firmes e rápidas. Em cada bug que aparecer, vale um cumprimento ao pessoal da GSC, que, apesar das dificuldades, se manteve na batalha e entregou algo digno de nota—mesmo que não seja a perfeição que todos esperavam. No fim das contas, o importante é lembrar: é difícil fazer um jogo, mas se tiver alma, o resto a gente dá um jeito!