"Star Trek e a Rebuliço Intergaláctico: A Cidade que Quase Perdeu o Capitão!"
Em 2009, J.J. Abrams, o novo papa da ficção científica, resolveu dar um tapa na cara da história e embarcar na sua versão do icônico Star Trek. Com isso, ele criou a chamada "Timeline Kelvin", uma nova linha do tempo que deixou alguns fãs dançando de alegria e outros gritando “eita!”.
A treta começou quando, no filme, o nascimento do capitão Kirk foi mostrado dentro de uma nave de fuga, enquanto a nave Kelvin estava sendo atacada por uma galera Romulana vinda do futuro. E adivinha? O pai de Kirk, George Samuel Kirk, foi pro espaço mais cedo do que deveria. Isso não é só uma quebrada de protocolo, mas também uma cima na história original que dizia que Kirk nasceu e cresceu em Iowa. Sim, você leu certo, Iowa! O criador da saga, Gene Roddenberry, falou com todas as letras em seu livro que o "bicho" era de Riverside. Resultado: a cidade foi às compras e ficou doidinha de alegria com a notícia!
Depois que a internet fez o boca a boca, Riverside virou o “point” do turismo, onde todo mundo quer tirar uma selfie dizendo que está no berço do lendário capitão da U.S.S. Enterprise, que nasceu em 22 de março de 2233. E para não deixar a festa acabar, a cidade até ganhou as suas próprias convenções para os Trekkies – aqueles fãs hardcore da série que certamente sabem de cor cada frase da série.
Fica a dica: lá em 1985, um fã d’alma se destacou e convenceu a cidade a se autopromover como o local de nascimento do grande Kirk, com até “carimbo” do criador da série. Mas, olha só que mancada, a Paramount, a dona da bola, nunca resolveu a pendência com Riverside. Ninguém merece, né?
Pensando no lado positivo e na estratégia de marketing, Iowa não ficou de fora completamente. Afinal, na maluquice do Abrams, a U.S.S. Enterprise foi construída lá, e não no espaço, o quejustificaria um “Made in Iowa” no espaço sideral.
E assim, mais uma aventura no universo de Star Trek se desenrola, mostrando que até as cidades têm seu lugar em um multiverso cheio de novidades!