UMA GALÁXIA BRILHANTE REVELA SEGREDOS DO UNIVERSO!
Prepare-se para uma explosão de luz no cosmos! O Telescópio Espacial James Webb, o mais poderoso que a humanidade já criou, acaba de fazer uma descoberta de tirar o fôlego! Ele flagrou uma galáxia jovem e radiante, batizada de Firefly Sparkle, que remete aos primórdios do universo, mostrando como a nossa amada Via Láctea pode ter se parecido em sua infância!
Fogo no Céu! O universo tinha apenas 600 milhões de anos quando esse espectáculo começou a brilhar! Isso é menos de 5% da idade que conhecemos hoje! A Firefly Sparkle é como uma joia no céu, com uma massa equivalente a 10 milhões de estrelas do tamanho do nosso sol! E tratando-se de vizinhos, não é só um, mas duas pequenas galáxias fazem parte dessa festa cósmica!
A GIGANTESCA DISTÂNCIA! Essa maravilha cósmica está a 6.500 anos-luz de um dos seus vizinhos e a 42.000 anos-luz de outro! Para você ter uma ideia, a nossa Via Láctea tem cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro! É como se estivéssemos olhando para uma criança em sua festa de aniversário enquanto estamos do outro lado do planeta!
Os cientistas, que estão mais empolgados que criança em parque de diversões, acreditam que essa galáxia começou a se formar entre 100 a 400 milhões de anos antes do que foi observado agora! O que isso significa? Que estamos vendo um pedaço da história que define tudo o que é a galáxia que chamamos de lar!
DE VOLTA NO TEMPO! A astrônoma Lamiya Mowla, de Massachusetts, destacou que essa observação nos dá uma visão clara de como galáxias como a nossa podem ter se parecido em seus primeiros dias, há bilhões de anos. Seria como ter um retrato da infância de nossa Via Láctea!
MAS QUAL O SEGREDO DO NOME? Firefly Sparkle, que traduzido significa "Centelha de Vaga-Lume", reflete a brilhante aparência dessa galáxia jovem e cheia de vida. Uma verdadeira balada de luz e cor no espaço!
E tem mais! Os pesquisadores ainda descobriram que os aglomerados de estrelas dessa galáxia têm cores diferentes, como um arco-íris de estrelas! Estrelas mais quentes e novas brilham em tons azuis, enquanto as mais velhas se vestem de vermelho. Uma festa de cores que ilustra a dança cósmica da vida!
UM OLHAR POR TRÁS! O incrível Telescópio Webb usou um fenômeno conhecido como lente gravitacional, onde uma massa gigante actua como uma lupa, permitindo que vejamos detalhes de objetos distantes. Uma verdadeira mágica do espaço que ampliou a luz da Firefly Sparkle em até 26 vezes!
Prepare-se, porque o universo não para de nos surpreender, e essa nova descoberta do Firefly Sparkle é só o começo! O que mais será que está escondido lá fora, esperando para ser revelado? Fique atento, leitor! O espaço é cheio de segredos e você não vai querer perder essa viagem!