"Quando Tekken e Final Fantasy Dançam Juntos: Batalha de Igrejas ou Apenas Amizade?"
Se tem uma coisa que podemos comemorar neste ano é o aniversário de 30 anos do PlayStation original! E para celebrar essa festa em grande estilo, nada melhor do que duas lendas do console, Tekken e Final Fantasy, unindo suas forças mais uma vez. Lembra do Noctis, o príncipe de Final Fantasy XV, que deu as caras em Tekken 7? Pois é, as duas franquias estão com um laço tão forte que até parece casamento!
Katsuhiro Harada, o chefão por trás de Tekken, abriu o jogo e revelou que, lá nos idos de 1996, durante a densa névoa do desenvolvimento de Tekken 3, muitos dos criadores migraram para a Square. E qual era o babado? Eles estavam colocando suas habilidades em ação na criação do icônico Final Fantasy 7! Imagina um crossover de desenvolvimento! Os caras estavam trocando figurinhas e fazendo rascunhos de épicos enquanto faziam parte de manual de instruções às avessas!
E agora, quase 30 anos depois, lá vem a dupla dinâmica novamente. Clive Rosfield, o novo bonitão de Final Fantasy 16, foi convidado a se juntar à bagunça de Tekken! É isso mesmo, ele é só o segundo personagem de Final Fantasy a dar um rolê em Tekken, logo depois do Noctis. Os dois já são mais que amigos, são quase da mesma família!
O mais curioso? Esse encontro intergaláctico foi planejado desde bem cedo, enquanto Final Fantasy 16 ainda estava na incubadora. O produtor de Tekken, Katsuhiro Harada, ligou pro Naoki Yoshida, cabeça de FF16, e, como numa bela amizade de escola, rolou um convite para jogar uma versão em teste do novo jogo. E assim, nascia o primeiro passo para essa pista de dança poderosa.
Final Fantasy 16 deu um truque na jogabilidade, trocando as batalhas por turnos por um sistema completamente insano de ação em tempo real. O groove agora é no estilo “hack and slash”, digno de jogos como Devil May Cry e Bayonetta! Clive está bombando com seus combos e poderes de "Eikons". Sério, esse cara se destaca tanto que a galera até achou que precisava ir à academia – e mudaram até a estrutura dele para alinhar bem com os lutadores de Tekken!
Mas, calma aí! Não pense que Clive saiu da academia sem algumas perdas: sua espada, que era uma verdadeira Buster Sword em seu jogo, agora sofreu uma dieta e encolheu um cadinho, porque senão seria injusto demais num duelo de luta, né?
E sobre o Cloud e sua imensa espada dormente? O Harada soltou que não tá nos planos trazer mais um personagem de Final Fantasy por enquanto. Quem sabe um dia a gente não vê os dois juntos em uma batalha épica?
Se você achava que a história entre Tekken e Final Fantasy tinha estagnado, tá muito enganado! É um tira-teima ver como esses dois titãs se desenvolveram lado a lado e agora estão trocando estrelinhas de um espetáculo. E falando em “estrela”, os criadores de Tekken não resistiram e soltaram: "Qual é o seu Final Fantasy favorito?". O produtor Michael Murray comentou que ele aprendeu japonês jogando Final Fantasy 7 – e, com certeza, sua namorada deve ter amado esses "devaneios culturais".
Enquanto isso, Ikeda, diretor de Tekken 8, fixou seu coração em Final Fantasy 4, por causa da narrativa de transformação que, se você não notou, também é puro drama e emoção, hein?
E Harada? Ele é bem nostálgico e jurou amor eterno a Final Fantasy 7. O cara ainda se lembra de cada momento emocionante do jogo! Ser parte dessa história e agora retribuir o carinho com Clive é um miminho a mais!
Estamos todos ansiosos para ver esse encontro no ringue e no mundo de fantasia. Que comece o duelo!