"Duna e Star Wars: Será que George Lucas Copiou ou Apenas Pegou um ‘Aperitivo’?"
Você já ouviu falar do famoso "plágio" na ficção científica? Pois é, meu amigo, Frank Herbert, o gênio por trás de Duna, sempre teve as suas desconfianças de que George Lucas, o todo-poderoso criador de Star Wars, andou se inspirando demais na sua obra. E olha, essa história não é só um ‘acho que’, é mais como um ‘eu tenho provas’!
Então, bora lá. Lucas pode ter se inspirado em Akira Kurosawa, mas quando você dá uma observada nos detalhes de Star Wars, dá para ver que os elementos de Duna estão lá, enraizados em Tatooine, que, vamos ser sinceros, é quase aí uma versão de Arrakis com todo aquele deserto e a sua galera do Povo da Areia.
Quando a primeira pedra dessa polêmica foi lançada? Em 1977, quando Star Wars pôs os pézinhos no cinema e Herbert decidiu soltar sua suspeita. A Associated Press, sempre de olho nas fofocas quentíssimas, entrevistou Lucas que, com aquele jeitão enigmático, afirmou que suas inspirações eram variadas, mas se esquivou quando o assunto era Duna. "Deixa eu na minha, vai", parece que ele pensou.
E moleza? Em 1985, Herbert fez uma palestra na Universidade da Califórnia e soltou o verbo: "Lucas nunca admitiu que ele copiou um montão de Duna, mas cá entre nós, eu contei 16 semelhanças e isso só pode ser coincidência se você não sabe que no universo não tem tantas estrelas assim!" O homem não veio para brincar, né?
E a cereja do bolo? Herbert ainda disparou: “Pelo menos ele podia ter me convidado pra um jantar, né? Se tudo isso for só uma coincidência.”
No fim das contas, será que Duna é a fonte mágica de onde brotou a vastidão espacial de Star Wars? Sem as dunas de Arrakis, Tatooine poderia ser um lugar muito menos interessante, sem dúvida. Então, que tal pegar essa pipoca e se preparar para mais debates intergalácticos? Afinal, como diz o velho ditado: "na dúvida, peça o jantar!"