A NOVA LEI DO CUIDADO: SERÁ QUE VAI FUNCIONAR OU É APENAS MAIS PROMESSA VAZIA?
Prepare-se! A nova lei que promete revolucionar o cuidado no Brasil foi sancionada, mas será que vai sair do papel ou é só mais um ‘migué’ do governo?
Na última segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a Lei 15.069 de 2024, que promete instituir a Política Nacional de Cuidados. E adivinha? A partir de agora, o povo começa a sentir as consequências dessa decisão!
O que esperar dessa lei? Segundo o texto, vai ter plano nacional, metas, indicadores e uma verdadeira maratona de ações. Mas será que a balela não vai acabar em mais burocracia para o cidadão? A lei fala em dividir responsabilidades entre Estado, famílias, setor privado e sociedade civil. Ou seja, a conta vem para todo mundo, mas será que o governo vai mesmo conseguir cuidar do povo, ou só quer empurrar a responsabilidade?
CUIDADORS DE PLANTÃO! O foco principal são as crianças, os idosos e as pessoas com deficiência. Mas a pergunta que não quer calar é: e os que cuidam? A lei ainda precisa mostrar se vai garantir não só apoio, mas também direitos e salários dignos para quem se dedica a cuidar do próximo. Afinal, quem vai cuidar dos cuidadores?!
“O Estado vai cuidar e tirar a invisibilidade dessas pessoas”, disse Lula, como se isso fosse suficiente para resolver o problema. E o que vai ser feito para que as mulheres, que gastam o dobro do tempo em cuidados, não fiquem com mais essa responsabilidade nas costas?
PROMESSAS OU REALIDADE? Os dados do IBGE não mentem, e a sociedade clama por um novo olhar sobre o cuidado. Agora, o que queremos saber é se essa lei é verdadeira ou se é apenas mais um ‘falar bonito’ para a galera.
E O QUE VEM POR AÍ? As expectativas estão nas alturas, mas todos sabemos que a história do Brasil é recheada de promessas não cumpridas. Fiquem de olho, porque essa novela está apenas começando!