George Lucas e Frank Herbert: O Duelo das Galáxias e o Plágio à Vista!
Agora, meus amigos, vamos falar sobre uma treta cósmica que você provavelmente não sabia que existia! O criador de Star Wars, George Lucas, e o gênio de Duna, Frank Herbert, estão em uma batalha intergaláctica que não envolve sabres de luz, mas sim uma acusação divertida de plágio!
Sim, você leu certo! Herbert sempre teve certeza de que Lucas se inspirou nas suas ideias enquanto desenvolvia aquela saga que conquistou corações e, claro, memes. O que Lucas pensa sobre tudo isso? Nada! Ele está mais quieto que R2-D2 em um campo de batalha.
Mas engana-se quem acha que Herbert ficou na sombra! Em um de seus livros, "Hereges de Duna", ele deu uma alfinetada que deixou todo mundo de queixo caído. Ele mencionou um certo dróide de aparência familiar, chamando-o de "três P-O". E, adivinha? Essa é a versão em piratinha do famoso C-3PO! Não é à toa que Herbert sempre achou que Star Wars fosse uma cópia deslavada de suas ideias.
O que acontece é que Herbert, com sua mente brilhante e sarcasmo cheio de areia, criou uma palavra própria para dar aquela cutucada no "ladrão" lá de longe. Imagine só: enquanto Lucas dizia que se inspirou em várias histórias sem dar nomes, Herbert ficou lá, dando risadinhas e soltando dicas sutis no parágrafo cinco do seu quinto livro.
E, para não variar, Lucas até comentou que se inspirou em várias obras, mas nunca entrou em detalhes. Por favor, George, apenas admita! Você não conseguiu resistir ao charme dos vermes da areia e das intrigas de Arrakis!
No final das contas, Herbert omitiu falar sobre essa cutucada, mas não dá para negar que Star Wars conseguiu lotar os cinemas… e o coração da galera. E olha que ele mesmo reconheceu que a fama de seu universo fez o "plágio" parecer influente, mesmo que fosse com uma roupinha de segunda mão!
Então, aqui estamos, com uma novela intergaláctica que rendeu mais que um filme B de ficção científica! E agora, quem é o verdadeiro "dono do espaço"? Fica o questionamento para o próximo episódio da eterna batalha de sci-fi!