"Game Pass: O Segredo para Vender Menos e Jogar Mais!"
Quando se fala em jogos e consoles, o assunto não é só sobre ganhar, mas também sobre como perder (vendas, claro!). O jornalista e guru das vendas de jogos, Chris Dring, que entende tudo do mercado de games como peixe na água, lançou uma bola curva. Ele disse que os lançamentos no Xbox Game Pass diretamente do micro-ondas podem resultar em uma queda de até 80% nas vendas. Isso mesmo, você não leu errado! Caso você não saiba, isso significa que se você estava esperando comprar um jogo de lançamento e se empolgar com as aventuras, pode ser que a empolgação acabe na porta do Game Pass.
"Dia de Lançamento é O Dia do Lei da Gravidade?"
Dring citou alguns jogos que famosos que foram pegos nessa gravidade: “Indiana Jones e o Grande Círculo," “Halo Infinite” e “Forza Horizon 5”, todos perderam um bocado da sua coerência comercial quando se misturaram com a alegria do assinante do Game Pass. "Olha lá, até mesmo Hellblade 2 deu uma deslisada. Ou até ‘Starfield’. O Game Pass claramente tem sua parte na dança das cadeiras das vendas," falou Dring com uma sinceridade que nem uma mãe assistindo ao filho dançar.
"Os Multi, O Mercado e os Números!"
E não para por aí, a conversa desandou para os jogos multiplataforma. Diz Dring que, quando esses títulos desembarcam no Game Pass, mesmo com a venda no Xbox encolhendo como roupa mal lavada, a popularidade aumentando pode dar uma ajudinha nas vendas de PS e por aí vai! "Imagina só, a galera se jogando no Game Pass e, de repente, se interessando por algo que não estaria no radar. É tipo descobrir que seu amigo tem uma playlist secreta cheia de músicas que você ama, mas nem sabia!"
"Os Prós e Contras da Moda do Assinante!"
Mas nem tudo são flores no mundo do Game Pass! Dring também deu uma bronca: "Pode até parecer que é mais fácil vender, mas a verdade é que ele pode afetar a grana que entra na conta. É uma encrenca danada para os jogos independentes que andam mais perdidos que cego em tiroteio, especialmente no Xbox que não tá no rolê do Game Pass," ressaltou.
Por outro lado, ele reconheceu que o serviço é uma vitrine para os jogos, colocando as maravilhas da indústria na tela de muita gente que, do contrário, jamais saberia da existência delas. "Porque sejamos sinceros, se você só joga ‘Call of Duty’, como diabos você vai saber que existe um joguinho indie mágico esperando por você?"
"O Cotidiano do Game Pass!"
A Microsoft, por sua vez, tem se esforçado para fazer o Game Pass brilhar como nova estrela do rock, garantindo lançamentos no dia um desde as grandiosas produções da Xbox Game Studios até os gringos da cena indie. Recentemente, títulos como "Lies of P" e "Persona 3 Reload" subiram no palco e deram um show.
E aí, meu amigo? O que você acha dessa história do Game Pass? Será que a dança da venda continua, ou estamos à beira de uma revolução gamer? O que importa é que, de um jeito ou de outro, a diversão tá garantida!