Política

Relator do Polêmico PL das Fake News Chama Decisão da Meta de ‘Absurdamente Ridícula’! Vice-Líder da Oposição Garante que É Hora de Aplaudir!

Título: Meta Joga a Toalha: Fim da Checagem de Fatos é um Escândalo Sem Fim!

Em um golpe de mestre que abala as estruturas da verdade na internet, a Meta, de Mark Zuckerberg, decidiu cancelar seu programa de checagem de fatos. É a confirmação de que a polarização na política brasileira sai das palanques e invade as redes sociais! Enquanto a base do governo fita a empresa de Zuckerberg com olhares críticos, a oposição não se segura de tanta comemoração!

Os extremos desse frenesi político são como água e óleo: de um lado, Orlando Silva (PCdoB-SP), que está louco para regulamentar as redes sociais e acabar com as tais “fake news”. Do outro, Carlos Jordy (PL-RJ), que comemora a liberdade de expressão como se houvesse ganhado na loteria! É a guerra das ideias e as redes sociais estão no meio do fogo cruzado!

Orlando não perde tempo e largou o verbo! Em suas palavras fervorosas, ele disse que Zuckerberg se curvou de maneira servil a Donald Trump e à extrema-direita! “Essa mudança é uma palhaçada! Está claro que é uma tentativa de silenciar os que pensam diferente!”, ele esbravejou. E a verdade, meu amigo, é que a situação está pegando fogo!

Carlos Jordy, por outro lado, declarou que essa é uma vitória da liberdade! Para ele, a Meta finalmente sacou que as redes sociais estão sendo utilizadas como armas por governos autoritários para calar a oposição! “É um marco contra a censura!”, bradou, como se estivesse em um evento de gala!

E não é só isso! Na última terça-feira, Mark Zuckerberg fez alarde: Facebook, Instagram e Threads exterminam seus programas de verificação de fatos nos EUA, e ainda sonha em trabalhar em conjunto com Donald Trump para, segundo ele, “combater a censura” em todo o planeta! Preparem os corações!

Após essa reviravolta, a empresa já avisa que quer implementar um esquema de “notas da comunidade” à la Elon Musk. O que vem a seguir? Uma proliferação de ódio e desinformação, como observa Orlando Silva, que já se vê numa tempestade perfeita. A ameaça é real e a população está a um passo de um novo apocalipse digital!

E você acha que isso acaba aqui? O Projeto de Lei das Fake News, cabra da peste que já teve mais reviravoltas que novela da tarde, ainda promete dar o que falar! Depois de uma batalha no Congresso, ele até foi tirado de pauta, mas não conta para ninguém que o novo grupo de trabalho pode ressuscitar essa polêmica a qualquer momento!

Os ânimos estão à flor da pele e a luta pela verdade nunca foi tão necessária! A pergunta que não quer calar é: em quem vamos confiar agora? Essa é a hora de tomar partido nessa guerra virtual!