Só as contas do Call of Duty vão à Lua: US$ 700 milhões e contando!
Preparem-se, porque os números do Call of Duty não estão de brincadeira! A Activision, a rainha dos jogos de tiro, decidiu investir mais grana do que jamais se viu na história dos games. O primeiro da fila? O famoso Black Ops Cold War, com incríveis US$ 700 milhões gastos só no desenvolvimento! Sim, você leu certo: SETECENTOS MILHÕES! Quase o preço do meu apê!
Fazendo a conta do pão: quanto custa um jogo desses?
Depois de fuçar em um processo judicial e lá descobrir essa fortuna, a gente agora tem uma noção de quanta grana entra e sai nessa máquina: Call of Duty não é só tiro na cabeça, é tiro de grana pra tudo que é lado! E os números não param por aí! Olha só o histórico de gastos:
- Black Ops 3 (2015): US$ 450 milhões e 43 milhões de cópias vendidas. Um baita retorno, né?
- Modern Warfare (2019): US$ 640 milhões e 41 milhões de unidades que foram pro lar dos gamers.
- Black Ops Cold War (2020): US$ 700 milhões! E cá entre nós, só 30 milhões de cópias. O que será que aconteceu aqui, hein?
Comparando com os colegas
Se você tá achando que esses números são de doido, calma que tem mais! O Last of Us 2 gastou "apenas" US$ 220 milhões, e o Horizon Forbidden West, a módica quantia de US$ 212 milhões. Mas vale lembrar: esses jogos não têm a mesma pegada de live service, onde a Activision faz mágica com vendas pós-lançamento e se enche de dinheiro à la Midas!
E o marketing, cadê?
Ah, e não podemos esquecer do marketing! Já viu quanto custa colocar um jogo gigante na prateleira e fazer todo mundo querer? As cifras são ainda maiores. Se Black Ops Cold War fez a Activision enfiar mais de US$ 1 bilhão no bolso só com vendas, dá pra imaginar que mesmo depois de gastar tudo isso, ainda sobrou. A Microsoft não foi à toa lá e desembolsou US$ 69 bilhões para comprar essa riqueza toda!
Tem mudança no ar: Call of Duty e Microsoft
Agora, quem vai à festa é a Microsoft com seu Game Pass! Tem um monte de gente se perguntando se isso vai diminuir as vendas do próximo Black Ops 6. Mas, de acordo com o que a Microsoft andou dizendo, as vendas estavam 60% mais altas que o Modern Warfare 3! E olha que ela não comentou quantos novos assinantes entraram na festa, mas melhoras no Game Pass têm impacto a mil por hora!
Mas nem tudo são flores
Nesse clima todo de festa, a Microsoft teve que cortar 2.550 pessoas do seu time de jogos, o que é bastante triste. O chefão do Xbox, Phil Spencer, até comentou que esses cortes estão ligados à aquisição da Activision, ou seja, a dança do dinheiro não é só para o lado bom.
No fim das contas, Call of Duty continua sendo a vaca leiteira que todo mundo quer, mas as contas são de doer. E a gente só pode esperar pra ver até onde essa loucura vai dar!