"PlayStation 3: O Console que Te Deixou na Reta de Luz e Sombra!"
Ah, o nosso bom e velho PlayStation 3! Quem diria que esse trambolho, lançado em 2006 no Japão e 2007 nos EUA (e só chegou ao Brasil em 2010, porque a Sony gosta de fazer suspense), ainda estaria no coração de tantos gamers? Se você é um dos sortudos que ainda tem um PS3 guardado na estante, vai se lembrar das horas eternas de diversão que ele nos proporcionou, mesmo tendo que dar uma surra em rivais como o Xbox 360 e o Nintendo Wii. Quanta emoção, amigo!
"O Drama da Retrocompatibilidade: PS1 Dançando, PS2 Chorando"
Olha só que coisa: você pode colocar um disco do PS1 no PS3 e ele vai rodar que nem uma coelhinha cheia de energia! Mas, quando se trata do PS2, a história é completamente diferente. A Sony decidiu dar uma desvirtualizada nessa amizade e, enquanto os primeiros modelos do PS3 (os grandões, com 60GB e 20GB) até deixavam você jogar jogos clássicos do PS2, logo tudo mudou. Foi como um rompimento de namoro na adolescência, com direito a lágrimas e playlist triste…
Esses modelos antigos, que tinham um poquitinho do ‘emocionante’ Emotion Engine e o Graphics Synthesizer do PS2, deixaram os jogadores felizes, mas também deixaram a Sony com a mão na massa (ou melhor, no bolso!). O que é que custa um hardware desses, né? E, claro, a galera da Sony sabia que com a redução de custos, os gamers iam ter que se despedir de alguns joguinhos.
"O Fim dos Tempos: PS2 Adeus, PS1 Eu Te Amo!"
E se você achou que a festa da retrocompatibilidade não acabaria, bem… Errou feio! Com a chegada de novos modelos em 2007 e 2008, o PS2 praticamente foi chutado para escanteio. A Sony anunciou que o novo PS3, com seu visual moderno, não aguentava mais os joguinhos do passado. O preço caiu de 599 euros para 399 euros, mas a nostalgia não tinha preço, e a mensagem de que "PS2 não tinha mais vez" estava bem na caixa.
Só para deixar a sessão de terapia mais emocionante, o suporte a jogos do PlayStation One foi até 2017! Ufa! Os clássicos de 64 bits ainda estavam na área, firmes e fortes.
"Modelos Raros: A Nova Relíquia dos Gamers"
Com a saída do PS2 e a chegada de novos modelos, os primeiros PS3 começaram a brilhar como estrelas em um céu de madrugada. Os fãs correram para garantir essas relíquias, fazendo os preços subirem mais que foguete. Mas cuidado: quem não presta atenção em sinais de superaquecimento pode acabar com um console que faz mais fumaça que uma churrasqueira no verão!
E assim chegou ao fim essa saga de amor e desavenças entre consoles e retrocompatibilidade. O que fica é a lembrança dos bons tempos e a esperança de que um dia a Sony decida dar uma nova chance aos nossos amados clássicos. Quem não sonha em ver Jak & Daxter e Kingdom Hearts dançando de novo no PS3?
"Chama os Brothers e Vamos Jogar!"
Então, convide a galera, prepare a pipoca e bora reviver esses clássicos! Afinal, jogar é uma arte que não envelhece!