Chocante: Juros Futuros Em Queda Explosiva Após Ameaças Fiscais do Governo!

Ladeira Abaixo: Taxas dos DIs Despencam e A Esperança de Medidas Fiscais Agita o Mercado!

Prepare-se! As taxas dos DIs (Depósito Interfinanceiro) caíram como um meteoro na segunda-feira (13), especialmente entre os contratos de curto prazo. O motivo? A expectativa fervorosa de que o governo do "Cumpanhera" Lula esteja se preparando para apresentar novas medidas fiscais em 2025! Será que vem bomba por aí?

Pelo lado dos contratos mais longos, houve um leve respiro, mas o clima de incerteza continua no ar! O rendimento do Treasury de dez anos, uma referência global para os investimentos, tocou o céu com 14 meses de alta durante o dia, deixando os investidores em estado de alerta! Será que o governo vai finalmente mostrar serviço?

As taxas do DI para julho de 2025, que é o carro-chefe entre as menores, afundaram para 14,005%, em comparação aos 14,047% da sessão anterior. O contrato para janeiro de 2026 também caiu, marcando 14,955% ante 15,069%. São quedas de tirar o fôlego! Enquanto isso, o governo se arrasta tentando sanear as contas públicas, na mesma batida das promessas não cumpridas!

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, saiu com o discurso de que medidas novas estão a caminho, mas será que é mais um blá-blá-blá ou teremos algo concreto? Dario Durigan, o secretário executivo da pasta, fez questão de ressaltar que o governo vai debater novos cortes e arrecadações depois da aprovação do Orçamento de 2025. Muita conversa e pouco resultado, é o que parece!

Luciano Rostagno, estrategista-chefe da EPS Investimentos, jogou mais lenha na fogueira! Ele comentou que a queda das taxas de juros é influenciada por esses rumores de medidas fiscais. Será que agora vai? Ou é só fumaça? O governo está disposto a fazer sacrifícios para colocar a inflação na linha?

E não para por aí! Durante um evento em São Paulo, Diogo Guillen, do Banco Central, se aventurou a falar sobre como a situação fiscal ainda está pegando fogo e precisa de supervisão severa. “Incertezas à vista!”, alertou ele, ao ressaltar que a trajetória da dívida continua em um crescente preocupante!

Quer mais? As taxas curtas recuaram e reduziram as expectativas de que o Banco Central deve subir a Selic de forma agressiva! Os números agora apontam 80% de chance de um aumento de 100 pontos-base na Selic no final de janeiro. E, pela última vez, o BC promete um aumento, mas já estamos cansados de ouvir promessas, certo?

A Selic atualmente está em 12,25% ao ano, mas a projeção do mercado para a inflação só subiu um pouquinho. De 4,99% para 5,00% em 2025. É isso que vocês chamam de “animação”? O que acontece é que na ponta longa da curva, o rendimento do Treasury não dá trégua, seguindo em alta!

O jogo continua e a torcida está nervosa! Qual será o próximo capítulo dessa novela chamada governo Lula? Aguardemos enquanto as taxas, uma desesperada tentativa de controle econômico, se desenrolam!