Kenshi: O RPG Que Te Faz Perguntar “Vou Ser Ladrão ou Esmolar Para Os Canibais Hoje?”
12 Anos de Trabalho e um Sonho Ladrão
Se você achou que ser herói em jogos é o único caminho, segura essa: em Kenshi, você não é nada mais que uma "pessoa" comum que pode escolher entre ser ladrão, fazendeiro, ou até uma festinha de almoço para canibais famintos. O criador desse sandbox maluquete, Chris Hunt, começou a trabalhar no jogo há 12 anos enquanto fazia bico de segurança. Sabe como é, o sonho não espera! A inspiração dele? Bom, ele só pegou um caderninho e começou a anotar as suas próprias experiências jogando. E sem treininho formal, tá certo?
Do Garoto do Bico ao Midas dos Games
Lá se foram seis anos de ensaios, erros e mais ensaios até que Chris decidiu que “bora lá” e mandou ver no desenvolvimento de Kenshi. Conversando por aí, ele disse que criar um jogo não é tão diferente de escrever um livro ou fazer um filme: “só precisa de vontade e do seu caderno”. Se você seguiu esse riscado, tá feito, amigo!
A Evolução de Um Homem Só Para Uma Equipe
Em 2013, depois de bastante suor e sangue (metaforicamente, ao que parece), Kenshi finalmente entrou na fase de acesso antecipado. Naquele momento, Chris não só largou o emprego de segurança, como também ganhou a chance de montar sua própria equipe de pinguins, ops, digo, desenvolvedores! E, claro, ele virou designer-chefe da Lo-Fi Games — agora era time de fazer o jogo dos sonhos!
Um Mundo Gigante e Sem Dó
Chris tinha uma missão: criar um mundo tão grande que o deixasse em choque. Ele se inspirou em “O Senhor dos Anéis” mas deixou a grosseria com os orcs lá e fez do mundo de Kenshi algo mais fio desencapado. A equipe pequena teve um trabalhão danado para encher tudo aquilo. Criações de personagens, regiões e culturas diferentes rolavam e tudo isso influenciava a jogabilidade. Se você entrar em um lugar errado, já era! Pode acabar virando carne de zumbi no almoço!
Um Aplauso Para os Detalhes!
O homem não brinca em serviço. E se você achar que tá jogando um joguinho tranquilo, pense de novo! Kenshi tem um sistema médico tão afiado que se você perder um membro, pode colocar uma prótese. E não é só isso, a dinâmica da conversa muda de acordo com várias situações, como, por exemplo, se seu personagem está com um bicho na perna ou seu amigo está do lado. Forma de jogar, você escolhe!
O Pato Maravilha dos Vendedores!
E no dia 6 de dezembro de 2018, finalmente, a esperada estreia de Kenshi! O jogo já chegou como um super best-seller e a galera foi a loucura. Assim que pisaram no Steam, venderam mais de um milhão de cópias rapidinho. O que já tinha início de doideira virou um fenômeno!
O Amor e o Ódio de Kenshi
Kenshi tem fãs e, adivinha, haters! O pessoal adora passar horas jogando, enquanto outros entram e saem em 5 minutos, ao perceber que a difícil caminhada é pedida cabulosa! Chris é do tipo que não GPS para o jogador, e adora essa ideia. Para ele, se você não se arriscar, como vão te respeitar na comunidade?
E Agora? Kenshi 2?
As novidades sobre Kenshi 2 estão meio boxe no escuro, mas a Lo-Fi Games promete que eles estão trabalhando em uma prequela que vai rolar mil anos antes da história original. Enquanto isso, vamos manter a pipoca no estoque e torcer para que Chris faça de novo o milagre acontecer.
E aí, pronto para viver à beira da morte e a aventura com canibais? No mundo de Kenshi, basta ter coragem (ou falta dela)!