O papa Francisco, que já está com 88 primaveras, está fazendo uma temporada prolongada no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia que resolveu dar as caras. Na última quarta-feira, o Vaticano soltou um boletim que mais parecia um resumo da noite tranquila que o pontífice teve. Ele continua descansando e, pelo jeito, aproveitando os cuidados de saúde.
Nos últimos tempos, Francisco passou por uns perrengues. Ele foi internado no dia 14 de fevereiro com uma bronquite que decidiu se transformar em pneumonia nos dois pulmões. E, como se não bastasse, no sábado dia 22, ele teve uma crise asmática que o fez precisar de um oxigênio de alto fluxo e até uma transfusão de sangue! Ufa, que dia complicado! Mas na última atualização, o Vaticano garantiu que ele está sob controle, sem crises respiratórias, e tudo em ordem com a circulação.
O papa, mesmo se recuperando, não para! Na segunda-feira (25), ele já estava conversando com membros da Igreja sobre processos de canonização, aprovações de beatificações e até santificações. Olha que nem a pneumonia consegue deixar o homem parado! E ainda teve a energia de manter contato telefônico com o pároco de Gaza, em meio ao conflito na região.
Agora, se tem algo que o papa sabe muito bem é lidar com problemas respiratórios. Desde a juventude, ele teve suas experiências, passando por pleurisia e até uma cirurgia para remover parte de um pulmão. Nos últimos dois anos, ele tem frequentado as internações como se fossem um passeio, mas sempre mantendo uma boa atitude.
Por enquanto, a Santa Sé não deu nenhuma notícia sobre quando ele vai pegar alta. Vamos torcer para que em breve ele esteja de volta às suas atividades com saúde de ferro!