Google é Multado por Valor que Faz o PIB do Planeta Parecer Troco de Pão
Quando 20 Trilhões de Dólares Viram Apenas “Alguns Zeros a Mais”
Prepare o coração, porque a Rússia decidiu que o Google deve uma grana que nem em sonho o pessoal do banco consegue visualizar: 20 trilhões de dólares! Sim, você leu certo! Esse número grandão supera, em muito, toda a grana existindo no planeta. É de chorar, rir ou querer desmaiar?
Essa foi a cereja do bolo em uma longa briga judicial entre o gigante da tecnologia e o Kremlin, após o YouTube, que é do Google, fechar canais de notícias que estavam na linha de frente do apoio ao governo russo. Parece roteiro de filme, mas é a vida real!
O Programa de Milionário, Mas com Mais Números
A história indesejável começou quando o YouTube resolveu dar um “tchauzinho” ao canal Tsargrad, de um empresário russo que não tem exatamente uma fama de bonzinho. Ele foi penalizado por sua contribuição ao "ilustre" evento chamado invasão da Crimeia em 2014. E como o Google não é bobo, decidiu que era melhor tomar uma atitude e excluiu mais 17 canais, incluindo Zvezda e Rússia 1, após a invasão da Ucrânia em 2022.
Chamando a situação de "com muitos, muitos zeros", o tribunal russo está com o coração nas nuvens. Começou com uma multa de 100 mil rublos por dia (em torno de mil dólares), mas agora as contas cresceram tanto, que até Einstein ficaria admirado com a "oitava maravilha do mundo" que é o juro composto!
A Maçã do Amor em Termos Financeiros: Um PIB de Donut
Esse valor, que é mais do que qualquer pessoa consegue contar nos dedos, já ultrapassa a cifra impensável de 20 dezilhões de dólares! Para você ter uma ideia, o PIB mundial está na casa dos 100 trilhões de dólares. Ou seja, o Google precisaria fazer magia para gerar 200 mil vezes a riqueza da Terra só pra pagar a conta. Fala sério, quem precisa de inimigos assim?
Google: "Não Tô nem Aí!"
Enquanto isso, a galera do Google está de boa, parecendo que ganhou na loteria! Em seu último relatório, a Alphabet, mãe do Google, foi direta: essa treta judicial não vai mexer com nossos bolsos. Eles terminaram o terceiro trimestre com uma receita de 88,2 bilhões de dólares e simplesmente pararam de operar na Rússia desde 2022, pra não dar mais confusão – e também porque seus ativos foram "manteiga derretida" para o Kremlin.
Mas calma que não é o fim da linha! Apesar de tudo, eles continuam com seus serviços disponíveis para os internautas russos, enquanto as outras redes como Facebook e Twitter tomaram um bolo das autoridades locais. É uma dança estranha entre a permissividade e a tensão.
Jogos de Guerra: Rússia vs Google
Agora, a Rússia decidiu ir atrás dos bens da empresa, como uma criança que perdeu o brinquedo na hora do recreio. A questão é que, para pegar alguma coisa do Google, terão que travar batalhas judiciais internacionais, e convenhamos, isso não é um passeio no parque. Essas cercas jurídicas são como um labirinto com muros altos e muitos cachorros raivosos.
No final das contas, essa guerra de atributos parece mais uma piada de mau gosto. Mas assim como sempre acontece, a vida segue, e a gente só pode ficar aqui, de olho na próxima reviravolta desse “grand finale” de comédia!