COP30: O DESAFIO BRUTAL DOS U$ 1,3 TRILHÕES! E AINDA SEM GRANA NO BOLSO!
Prepare-se, povo! A COP30, que promete ser um verdadeiro espetáculo em Belém, já começa com uma bomba: o embaixador André Corrêa do Lago, chefão dessa conferência, revelou que a maré está mais para os países em desenvolvimento! E adivinha? A grana de U$ 1,3 trilhão que precisa ser captada não vai sair dos cofres das nações desenvolvidas! Isso mesmo, meu amigo!
"A grana não vai sair de onde você pensa!"
Em uma entrevista acalorada no programa Roda Viva, Corrêa deixou claro que os U$ 1,3 tri não vão pingar do bolso de países ricos. “É um valor que, em 2035, ninguém sabe de onde virá”, disse ele, com um sorriso nervoso. O que significa isso para o futuro dos nossos irmãos em desenvolvimento? Uma verdadeira loteria!
Quem vai pagar essa conta?
Os U$ 1,3 trilhões são fruto de um acordo entre Brasil e Azerbaijão, que quer dar um “help” aos países menos favorecidos em meio a essa crise climática que não dá trégua. Mas, resistindo aos ventos da realidade, Corrêa admitiu que a meta é um desafio e tanto. E as promessas de U$ 100 bilhões pelas nações ricas? Ah, essas já estão sendo questionadas! Olha só o que essa gente quer fazer com o nosso planeta!
Ergam as vozes! Onde está a transparência?
“Um relatório estruturado pelo Ministério da Fazenda será feito”, disse Corrêa, como se isso fosse acalmar a população. E o que vai rolar depois? Negociações com países desenvolvidos que, vamos ser sinceros, não estão muito interessados em soltar os falidos euros.
E como se não bastasse, o embaixador também sugeriu ideias mirabolantes, como a taxação de petróleo e aviação, para não ficar tudo nas mãos dos endinheirados. É isso mesmo! Fala sério, estamos aqui apenas sonhando ou vai rolar alguma ação efetiva?
Prepare-se, Brasil! A COP30 vai ser agitada e cheia de polêmicas! Fique ligado!
A luta pelo meio ambiente está no fogo e precisamos fazer valer a nossa voz!