CRASH NAS BOLSAS EUROPEIAS: CHINA NÃO SEGURA A QUEDA!
Prepare-se, porque os moinhos da economia estão girando com força! As bolsas da Europa tombaram nesta sexta-feira (8), e não há como negar o impacto da desilusão das medidas econômicas da China! Os setores de mineração e luxo foram os principais culpados!
O FTSE 100, lá em Londres, desabou 0,84% e chegou ao patético patamar de 8.072,39 pontos! E a situação só piora: na semana, uma queda total de 1,28%! Em Paris, o CAC 40 não ficou atrás, cedendo 1,17% e fechando em 7.338,67 pontos, com uma queda de 0,95% na semana. E em Frankfurt? O DAX também não escapou com perdas de 0,81%, acabando a 19.204,91 pontos, contabilizando uma descida de 0,26% na semana! O que é isso, gente?
AS EXPECTATIVAS FICARAM NO CHÃO!
O anúncio de um plano considerado ‘medíocre’ de estímulos econômicos pela China foi um verdadeiro balde de água fria nos investidores! Kathleen Brooks, da XTB, não segurou as palavras e avisou: as medidas de estímulo simplesmente não vão fazer a economia da segunda potência mundial sair do buraco!
E não é só isso! As mineradoras entraram em colapso, com uma queda de 1,65% no minério de ferro em Cingapura. Glencore afundou 4,96%, enquanto a gigante Rio Tinto teve uma queda de 4,90%! Para completar, o mercado de luxo também virou um deserto: a LVMH e a Hermès caíram 3,33% e 4,13%, respectivamente! É a ruína do glamour!
A coisa ficou tão feia que a Richemont, conhecida pelos seus produtos luxuosos, viu suas vendas despencarem em 1% no último trimestre. Sua ação despencou 6,61%! Essas são as consequências de uma demanda em queda na China!
MAIS QUEDAS EM MADRI E MILÃO!
O Ibex 35, em Madri, resolveu participar da festa da desgraça e caiu 0,16%, enquanto o FTSE MIB, de Milão, também se juntou ao grupo, com uma queda de 0,48%! A situação é de desespero generalizado! O PSI 20, em Lisboa, até tentou se recuperar com um tímido aumento de 0,61%, mas não podemos esquecer da queda brutal de 3,14% na semana!
Afinal, a economia mundial parece estar navegando por águas turbulentas e sem fim à vista! É ficar de olho porque o que vem por aí pode ser ainda pior!