Games

Prepare-se para o Incrível: Encontraram um Bicho Marinho Gigante que Faz Duas Quadras de Basquete Parecerem uma Piscina!

"Mega Coral: O Gigante das Profundezas Que Deixou o Mundo de Queixo Caído!"

Você já imaginou um coral tão grandão que poderia ser confundido com o tamanho de duas quadras de basquete? Pois é, um navio de pesquisa superdescolado da National Geographic deu de cara com um verdadeiro “monstro do mar” nas Ilhas Salomão. Chamado de Pavona clavus, esse coral é tipo o Hulk dos recifes, com impressionantes 34 metros de largura e 32 metros de comprimento. Para você ter uma ideia, a circunferência dele dá mais de 183 metros—é coral que não acaba mais, minha gente!

A tripulação do navio Pristine Seas, quando viu aquela “mancha” no fundo do mar, achou que era naufrágio. Aí veio o cinegrafista subaquático Manu San Félix, se equipou até os dentes e mergulhou fundo. E não é que ele trouxe à tona essa beleza em cores de carnaval: marrom, vermelho, amarelo e até azul!

O Primeiro-Ministro das Ilhas Salomão, Jeremiah Manele, ficou mais feliz que pinto no lixo com a descoberta. Ele ressaltou que nossos amigos corais são essenciais para a vida na região e que precisamos cuidar deles como se fossem um cachorro de estimação que nunca para de aprontar. Afinal, sem corais saudáveis, a sobrevivência pode ser um tanto quanto complicada.

Esse gigante do mar pode ter entre 300 e 500 anos! Quase um avô do oceano, viu de tudo. Contudo, apesar de estar em boas condições nas profundezas, a parte de cima está meio que na xepa, o que deixou os pesquisadores preocupados. Eles acenderam a luz de alerta e disseram: "Opa, precisamos dar uma mãozinha pra essa galera!"

E, para apimentar ainda mais a conversa, as mudanças climáticas estão ameaçando esses hermanos do fundo do mar. Se a temperatura subir mais 1,5 graus, a gente pode ver 70% dos recifes fazendo “bye-bye”. Se subir 2 graus, é como se os corais tivessem comparecido a um churrasco mas não levassem carne: 99% deles se mandam.

A verdade é que o mega coral é quase um livro de história do oceano. San Félix, o cinegrafista, soltou a pérola: “Esse gigante sobreviveu a figuras icônicas como Newton, Darwin e Einstein! Ele é um verdadeiro monumento natural e traz consigo segredos sobre como passar por séculos de aventura.”

E aí, gostou da história? Então fica ligado, porque a vida marinha sempre tem uma novidade ou outra para nos surpreender!

Related Posts