Estrela Gigante em Galáxia Distante: A Famosa WOH G64 é Pegos de Lente!
Prepare-se para dar uma espiada no cosmos! Pela primeira vez, astrônomos destemidos conseguiram capturar em detalhes a imagem de uma estrela que está longe da nossa queridinha Via Láctea. E tudo isso utilizando a mesma tecnologia que já tirou a selfie do buraco negro – coisa de mestre!
WOH G64 – A Rainha Vermelha da Grande Nuvem de Magalhães!
Com um nome que mais parece de super-herói, a supergigante vermelha WOH G64, que é duas mil vezes maior que o Sol, balança no seu trono a impressionantes 160 mil anos-luz de distância. Sim, você leu certo! Essa estrela está lá no fundo do espaço e já tá quase dando adeus à vida dela antes de dar um show explosivo como supernova!
Essa façanha foi feita graças ao poderoso interferômetro do Very Large Telescope, que parece mais uma máquina do tempo do que um telescópio. A equipe do ESO e da Universidad Andrés Bello, do Chile, fizeram uma baita jogada, fazendo o impossível e revelando detalhes que, até então, pareciam mais um sonho do que realidade. Afinal, quem diria que conseguiríamos ver o que rola em outra galáxia?
Aconteceu o Que? WOH G64 de Roupa Nova!
Com a imagem em mãos, os cientistas descobriram que a WOH G64 está envolta em um casulo de gás e poeira que mais parece um ovo gigante. Essa "casinha" está relacionada aos últimos suspiros dessa estrela, e o seu formato curioso pode ser resultado de um flerte cósmico com uma estrela parceiro que ainda não foi flagrada. Ah, o amor no espaço!
E não para por aí! Comparando com dados antigos, nossa estrela VIP está mais fraquinha! Em apenas uma década, ela perdeu bastante brilho, provavelmente devido a uma nova camada de poeira quente que está bloqueando parte da sua luz. Quem diria que até as estrelas têm seus dias de "fogo apagado"?
Como Capturaram a Selfie?
É tudo magia! Graças ao instrumento GRAVITY do Very Large Telescope, que combina a luz de quatro telescópios enormes, a equipe conseguiu criar um “telescópio virtual” que brilha como se fosse um observatório de 130 metros de diâmetro! Isso sim é aproveitar a tecnologia, não é mesmo?
E a festa não acaba por aqui! Com a chegada do Gravity+, a expectativa é que mais estrelas fracassadas e tímidas apareçam no radinho dos pesquisadores, e quem sabe a WOH G64 não ganha um novo brilho? Uma coisa é certa: os astrônomos estarão de olho, pois essa estrela tá num momento decisivo!
Torres Gêmeas no Espaço? Esse Show É só o Começo!
Agora que você já está por dentro das novidades estelares, fique de olho que o espaço tá cheio de surpresas e estrelas que precisam de um help dos astrofísicos. Quem sabe sua estrela favorita não é a próxima a dar um show? É isso, meu povo, a astronomia tá bombando e só tá começando!