Título: Brasil em Confusão: Alckmin Defende que Nós Não Atrapalhamos o Tio Sam!
Vice-Presidente Tem Falas Que Podem Ser Decisivas em Tempo de Crise!
Em meio ao turbilhão de tarifas que o presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu impor, o vice-presidente Geraldo Alckmin soltou a seguinte pérola: “O Brasil não é um problema comercial para os Estados Unidos!” Será mesmo? O público quer saber!
Nesta quinta-feira, dia 13, Alckmin, numa tentativa de desviar a tempestade que se aproxima, assegurou que, entre nossos dez produtos mais exportados, quatro têm tarifas zeradas! E mais, dos dez produtos que os gringos mais trazem para cá, oito também estão livres de taxas. É muita cara de pau essa história de que somos um pesadelo comercial!
Em clima de otimismo, ele jogou a cartada do “diálogo”, acreditando que a conversa pode resolver tudo. “O caminho do comércio exterior é ganha-ganha”, disse ele, como se isso fosse mágica. Mas, com as tarifas vindo aí, é a hora de acordar para a realidade de que a balança pode não estar tão equilibrada assim.
E não para por aí! O trono na Casa Branca não é brincadeira. Trump anunciou que suas novas tarifas recíprocas podem sim dar “um nó” na nossa relação comercial, e já estão de olho em tudo. O plano é simples: pressionar os países que, segundo ele, brincam de impostos sobre importações dos EUA. Vem bomba por aí, e pode ser que consigam atingir os produtos brasileiros!
Alckmin tenta segurar as pontas, mas será que isso vai mesmo dar certo? Os preços podem bater recorde nas prateleiras dos supermercados americanos, e quem vai sentir a pressão somos nós, consumidores brasileiros. É um tira-teima de interesses que promete esquentar ainda mais!
E você, o que pensa sobre esse jogo perigoso que está armado entre Brasil e EUA? O que está em jogo? Prepare-se, porque a batalha comercial pode estar apenas começando!