Dólar Nas Nuvens: Prepare Seus Bolso, Vem Surpresa Pesada!
Se você acha que a subida do dólar está apenas batendo à sua porta, é hora de abrir os olhos! Com um dólar beirando os R$ 6, a situação não é só dramática, é alarmante! A inflação tá chegando como um trem desgovernado e promete levar tudo pela frente!
O famoso "pass through" – expressões da economia que os economistas adoram – está disfarçado de tsunami! Isso mesmo, a desvalorização da nossa moeda está sendo transferida para os preços como um furacão que não dá trégua. Em um país onde a capacidade econômica tá estourando os limites, a coisa só tende a piorar! E o Banco Central, em suas reuniões, acena com mais e mais aumentos na Selic. Isso mesmo, a taxa de juros tá voando a 12,25% e ainda promete subir mais um pouco!
Economistas alertam: a demanda tá esticada como um elástico e, com isso, os preços dos produtos vão subir de forma avassaladora. Alimentos e bens industriais já estão sentindo o golpe! A previsão é de que um aumento de 10% no câmbio resulte em um impacto direto no Índice Nacional de Preços ao Consumidor, deixando a inflação nas alturas!
Estamos falando de um "pass through" que saltou de 4% para assustadores 8%! Isso significa que, a cada desvalorização no câmbio, seu bolso vai ter que arcar com pontos percentuais a mais! E não pense que isso é só uma questão de números; isso vai se refletir em cada item na prateleira do supermercado. Móveis, eletroeletrônicos e produtos de higiene vão pesar ainda mais na sua conta!
Se você acha que escapar dessa onda é fácil, a real é que a velocidade do repasse dos preços tá mais rápida que um carro de Fórmula 1! Experimente ver sua conta disparar a cada mês, e a previsão é de que a bomba da inflação estoure com a desvalorização ainda a ser sentida em 2025. Até lá, prepare-se para produtos mais caros e um IPCA nas alturas, que deve passar de 4,8% para 5,5%!
Os vilões da história? Os alimentos! Não tem jeito, eles vão continuar sendo os grandes protagonistas desse drama econômico. Então, meus amigos, fiquem ligados, porque a maré tá mudando e o impacto no seu bolso vai ser real e muito, mas MUITO pesado!