Guerra Comercial à Vista! Brasil na Mira das Tarifas de Trump!
Aposte suas fichas! O aço e o alumínio vão ser o novo chicote do Tio Sam!
O governo brasileiro já esperava o pior! Trump, o balança-papel mais polêmico da Casa Branca, anunciou tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio importados, e o Brasil só observa com um olho aberto! Já sabemos: proteção é a palavra da vez, e quem vai pagar a conta? Você, trabalhador brasileiro!
Perigo à Vista! O Aço Nacional em Risco!
Essas taxas monstruosas não vêm de agora, não. Desde a primeira passagem de Trump, essas indústrias estavam sob mira. Agora, em sua segunda gestão, o grito de "protecionismo!" ecoa mais forte e as siderúrgicas nacionais tremem na base! Afinal, só no último ano, o Brasil exportou US$ 2,8 bilhões em produtos semiacabados de aço para os gringos. Se isso não é um soco no estômago da economia, eu não sei mais o que é!
Atenção, Governantes! Cautela ou Caos?
Auxiliares de Lula pedem calma e ponderação. "Vamos negociar!", dizem eles. Mas a verdade é que o Itamaraty e o Palácio do Planalto ainda não estabeleceram um canal direto com o governo Trump, e isso é um verdadeiro tiro no pé! Como se já não bastasse a nossa dor de cabeça econômica!
Tarifas na Cabeça! E agora?
Um ministro da economia vai além e afirma que essas tarifas podem ser a última gota, obrigando Brasil e Estados Unidos a trocar ideias! E o que mais preocupa? As previsões sombrias sobre a pressão do Tio Sam em relação ao etanol! Lembre-se: o biocombustível dos EUA, feito a partir do milho, já foi visto como rival até o Brasil!
A pergunta que não quer calar: até quando vamos ficar reféns de decisões lá de fora? Despertar, Brasil! É hora de agir!