Pacote Fiscal: A Grande Farsa do Governo Haddad!
O circo montado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não enganou nem os críticos mais ingênuos! Em um arroubo de ousadia, ele anunciou um suposto "pacote fiscal" que promete uma economia de R$ 70 bilhões em dois anos. Mas, a verdade é que o plano pode não passar de uma manobra e tanto para disfarçar a falta de coragem de agir de verdade!
Corte no Aumento? Que Cortes São Esses?
De acordo com o analista econômico Fernando Nakagawa, esse pacote é como cortar vento! A proposta do governo é simplesmente deixar de aumentar gastos no futuro, mas não toca nas enormes despesas já existentes! Enquanto o mercado financeiro estampa a frase “cortar vento”, Haddad se gaba de uma economia que pode muito bem ser um sonho, ou melhor, uma ilusão!
Danos Colaterais: O Povo Sente a Bomba!
Entre as promessas vazias, os emendadores de plantão prometem R$ 14 bilhões em cortes, mas muitos desses "cortes" são apenas a realocação de recursos que já estão no Congresso. É como trocar o doce com o vizinho dizendo que você fez um enorme sacrifício! Nakagawa crava que está faltando "ousadia" e "vigor", enquanto o povo já sente os efeitos devastadores das contas públicas sem solução à vista!
Curativo Temporário ou Desastre Anunciado?
É, meu amigo! O tal pacote é mais um curativo temporário para um ferimento que sangra há anos! Mesmo que esse plano mirabolante seja aprovado, o próximo governo vai ter que correr atrás do prejuízo e fazer ajustes, porque os problemas são profundos e não podem ser escondidos com meia dúzia de remendos!
A Taxação que Não Aconteceu!
E para piorar, houve até briga na equipe econômica! A proposta de taxar os salários mais altos foi jogada para debaixo do tapete, com Haddad admitindo que levou uma jabiraca e não conseguiu convencer a turma a aprovar essa medida. No final, o que sobrou foi um amontoado de promessas que podem nos levar a um verdadeiro mar de preocupações.
É isso, amigos! O que estamos vendo é mais um capítulo da novela trágica chamada "Falta de Coragem do Governo"!