Economia

CHOCANTE! Parcerias Público-Privadas DISPARAM 300%! O Brasil em ALERTA!

CHOQUE NO BRASIL: Parcerias Público-Privadas Disparam e Deixam Pobreza no Chinelo!

O Brasil vive tempos de mudança e, pasmem, as parcerias público-privadas (PPPs) estão bombando! Isso mesmo: um impressionante aumento de quase 300% nos contratos nos últimos dez anos! Uma expansão da ordem do avassalador, mostrando que, enquanto a pobreza e a crise financeira se agigantam, as empresas privadas estão aí, de braços abertos para lucrar à custa do público.

Com a comemoração de 20 anos da Lei das PPPs em 2024, a conta é simples: de 394 contratos agora, 314 foram assinados só na última década. Diga lá se isso não é para ficar de queixo caído? Enquanto a população se aperta e as contas não fecham, a iniciativa privada cumpre seu papel de tirar vantagem da situação.

VACILOU, DANÇOU: Municípios Dominam o Jogo!

Desde 2020, o negócio de parcerias pegou fogo! Em 2024, simplesmente 88 editais e 44 contratos até novembro. A má notícia é que, enquanto os governantes ficam enrolando, são os municípios que estão levando a melhor. O setor de iluminação pública agora manda na parada com 127 contratos, enquanto resíduos sólidos fica lá atrás com 55. A situação é de deixar qualquer um de cabelo em pé!

Segundo especialistas, essa difusão insana das PPPs decorre da falta de verba da União. Ah, claro! O governo, atolado em dívidas e crises, se vê obrigado a se transformar em "carona" no sucesso das grandes empresas. É uma batalha pela sobrevivência, e enquanto uns se viram, os pobres continuam na vala!

O JOGO SUJO: Mudanças nas Regras em Favor dos Poderosos!

E as mudanças nas regras, hein? O cenário foi ajustado para facilitar a vida das empresas! O marco legal do saneamento de 2020 e a transferência de ativos de iluminação pública para os municípios deixaram a porta escancarada para os investidores, que agora têm a liberdade de explorar! Um prato cheio!

Mas não se enganem: a história das PPPs é uma faca de dois gumes! Enquanto alguns estouram os cofres com lucro, a população vai ficando para trás. É inegável que as crises fiscais e financeiras estão levando os governantes a ver essas parcerias como salvação. Mas e o povo? Quem se importa com eles, né?

BRASIL ENTRE A FURADA E OS GRANDES LUCROS!

O documento da Radar PPP serve como um termômetro dos avanços e retrocessos em um mar de 5,4 mil projetos, mas a verdade é que a maioria tá lá, apenas assistindo ao circo pegar fogo. Sem governo que preste, mal conseguimos enxergar o futuro, e a única certeza é que as PPPs estão aí para ficar… e lucrar em cima de nossa miséria!

Prepare-se, Brasil! A dança das cadeiras das PPPs só tá começando e, se não abrir o olho, pode ser que a conta fique ainda mais cara!