"BOLSA EUROPEIA NO PAVIO CURTO: CRISE À VISTA DEVIDO A TARIFAS MALUCAS DE TRUMP!"
Cai a ficha nas bolsas! A manhã desta sexta-feira (28) tem gosto amargo para quem investe na Europa. As bolsas estão em queda livre, e a culpa é da tempestade provocada pela ofensiva tarifária do Presidente Trump, que não dá trégua! O índice Stoxx 600 despencou 0,35%, chegando a meros 555,16 pontos. É como se um tsunami econômico estivesse engolindo as esperanças dos investidores!
Olha a confusão! Ontem, Trump anunciou tarifas de 25% para importações do México e Canadá, agindo como um verdadeiro dono do mundo, afirmando que os países não estão fazendo o dever de casa para controlar o tráfico de drogas. Mas não para por aí; ele também deixou claro que vai espremer a China com mais tarifa de 10%! As montadoras europeias não escaparam: ações em queda de 1%, enquanto os gigantes da tecnologia se afundaram em 1,2%. Tudo isso por causa de números desanimadores da Nvidia!
E não pense que acabou! O grupo Casino, que é uma das estrelas do varejo, viu suas ações tombarem quase 12% depois de um balanço decepcionante. Pior é que esse descalabro acontece enquanto investidores aguardam resultados de inflação cruciais da Alemanha e dos EUA. O varejo alemão cresce apenas 0,2% em janeiro, pisando na expectativa de alta que mal chegou a 0,1%.
Com as bolsas de Paris e Frankfurt caindo 0,28% cada, e Londres ensaiando uma leve recuperação (0,09%), o clima continua tenso nas praças europeias. Milão e Lisboa também estão no vermelho, e o mercado vai acompanhando essa montanha-russa de emoções.
A verdade é que o governo atual não consegue segurar a onda, enquanto as más decisões de Trump afetam milhões em todo o mundo! A sociedade não pode ficar calada diante desse descalabro econômico que está por vir!