Dólar e Ibovespa: A Montanha-Russa da Economia Brasileira!
A Bomba do Dólar! Dólar a R$ 5,71: investidores em pânico enquanto moeda sobe, mas fica a dúvida: será que a alta é o último suspiro antes da queda?
Na última sexta-feira (21), o dólar à vista encerrou os negócios em alta de 0,69%, mirando os R$ 5,7156. Mas calma lá, não se anime muito! Essa foi a terceira queda semanal consecutiva! E enquanto isso, o Ibovespa se esforça para brilhar com um tímido ganho de 0,30%, pulando para 132.344,88 pontos! Porém, não esqueçamos que no acumulado da semana, o índice subiu apenas 2,63%. Para quem estava esperando um milagre, é melhor ficar com a expectativa em baixa!
Incertezas no Ar!
Uma semana marcada pela incerteza e pelo desespero dos investidores! Decisões impactantes dos bancos centrais e um cenário geopolítico explosivo bagunçaram o coreto. O que mais os brasileiros podem esperar de um governo que faz pouco para estabilizar a economia?
O Jogo da Selic e o Medo Fiscal!
Enquanto o Brasil se debate entre os juros que sobem e baixam como uma montanha-russa, o Banco Central decidiu aumentar a Selic para 14,25% ao ano. O que isso significa? Mais uma vez, os cidadãos comuns vão sofrer com as consequências de uma política fiscal incerta! E para apimentar mais a situação, o governo enviou ao Congresso um projeto de lei que pode deixar o mercado em estado de alerta: aumentar a faixa de isenção do Imposto de Renda. Promessa boa, mas e a compensação? Outro sonho perigoso de um governo cheio de promessas vazias!
E o Que Será do Futuro?
Com tantas incertezas, o dólar pode ser forte como um touro, mas o povo brasileiro está de olho na jugada: “O risco fiscal vai pesar e a taxa de câmbio deve subir novamente”, alerta um especialista. E precisa preocupar, afinal, só neste ano o dólar já marcou uma queda de 7,65% em relação ao real. Mas será que isso vai trazer alívio para os cidadãos? A resposta está nas mãos de quem parece mais interessado nos próprios interesses do que de verdade no futuro do Brasil.
Preparem-se, porque o jogo da economia está longe de acabar. Fiquem de olho nas próximas jogadas de um governo que deixa muito a desejar!