Título: O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM AS VENTANAS? Fim do Crescimento da Energia Eólica é Uma Realidade CHOCANTE!
Preparem-se, brasileiros! As usinas eólicas, aquela esperança verde que nos prometia um futuro brilhante, estão vivendo um verdadeiro pesadelo! Em 2024, a instalação de novas usinas despencou para 3,3 gigawatts (GW), um tombo de 31,25% comparado ao ano anterior! É isso mesmo, a energia que voava alto agora está com as asas cortadas!
A Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) joga a real: essa crise de demanda não vai embora tão cedo e promete seguir até 2026! Vamos ficar no escuro? Com esse cenário alarmante, os ventos da energia eólica estão paralisados, e a culpa é da excessiva oferta de eletricidade que inundou nosso mercado!
No ano passado, apenas 76 parques eólicos foram instalados. Isso mesmo, apenas 76! Para se ter uma ideia, em 2023, foram 123 parques novas. A questão aqui é clara: as empresas estão cortando projetos pela metade! Que perda de fôlego, hein?
Com tantos desafios pela frente, não é surpresa que os geradores sorriam para menos encomendas e enfrentem um mar de custos nas alturas. Enquanto isso, a solar, nossa fiel escudeira, vai disparando! A energia solar explodiu com 14,3 GW em 2024, um crescimento impressionante de 37,8%!
E o que esperar do futuro? A luz no fim do túnel não aparece antes de 2027! Mas, calma aí, a galera da energia eólica ainda se agarra à esperança com a aprovação do marco regulatório para usinas offshore! Em 2025, um leilão promissor pode trazer novas oportunidades!
A verdade nua e crua é que a energia eólica perdeu o posto de segundo maior fonte da nossa matriz elétrica para a solar! E quem blame a falta de planejamento e as decisões equivocadas do governo? O Brasil precisa se unir e pressionar para uma reviravolta nessa situação! É hora de gritar, lutar e exigir um futuro melhor!