Economia

Fim de Ano Bombástico: Varejo Dispara 0,2% em Dezembro e Surpreende a Todos!

VAREJO NA BANCADA: CRESCIMENTO DISFARÇADO ENCONTRA RECESSÃO IMPLACÁVEL!

Preparem-se, porque a montanha-russa do varejo brasileiro está cheia de altos e baixos! Em dezembro, o comércio teve uma aceleração tímida de 0,2% – um crescimento quase lamurioso, se você me entende! Enquanto isso, os serviços às famílias desmoronam com uma queda cabeluda de 1,8%! Isso mesmo, o setor que cuidava do seu lar e da sua comida andou dando tchauzinho!

Os serviços de alimentação, que estavam bombando, quebraram a cara e se afastaram do buffet! No mês passado, fomos presenteados com uma amarga queda de 2,6%, após um mês de novembro em alta de 5,6%, graças à Black Friday, que fez todo mundo correr para as lojas como se não houvesse amanhã!

SUPERMERCADO EM ALTA! MENOS ESTOQUE, MAIS VENDAS!

Na contramão da tragédia, os supermercados se destacaram como o combustível dentro da tempestade! Cresceram 4,1% em dezembro e trouxeram algum alívio para os consumidores famintos pelas festividades. Já os artigos farmacêuticos e combustíveis seguraram a onda com 1% e 0,9% de crescimento, respectivamente. Mas nem tudo são flores: os móveis e eletrodomésticos despencaram com quedas estrondosas de 5,3% e 3,7%! Que tiro no pé!

PIOR QUE CRISE: CENÁRIO DE TENSÃO E DESACELERAÇÃO!

O vice-presidente de finanças da Getnet tentou acalmar os ânimos dizendo que o “mercado de trabalho aquecido” pode evitar que a crise desça como um meteoro no varejo. Mas, quem é que acredita nesse papinho nesse mar de incertezas? A verdade é que mesmo com esse pequeno crescimento, todos estamos com a pulga atrás da orelha!

Prepare-se para dias de tensão, com o varejo fazendo malabarismos entre um crescimento minguado e desdobramentos lamentáveis! E você, já garantiu seu almoço para o mês?