TITULO IMPACTANTE: O BRASIL À BEIRA DO ABISMO: Produtos Estrangeiros Podem Inundar o Mercado!
Prepare-se, Brasil! O medo se torna realidade: O governo federal está em estado de alerta total com a possibilidade de um verdadeiro tsunami de produtos estrangeiros varrendo nossas prateleiras! O tarifaço promovido pelos EUA deixou as autoridades brasileiras em pânico, temendo que os produtos que iam para a América se desviem para o nosso país, e tudo isso por causa das tarifas exorbitantes que estão comendo solta lá fora!
As autoridades do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), sob comando do vice-presidente Geraldo Alckmin, estão com a pulga atrás da orelha! O drama? Um enxurrada de produtos importados mais baratos em nosso território pode ser a facada no coração da indústria nacional.
A secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, não se fez de rogada e soltou um alerta bombástico: “O risco de desvio de comércio para o Brasil é real!” Em um seminário do Conselho Empresarial Brasil-China, ela deixou claro que a situação é grave e que toda mudança no comércio deve ser monitorada de perto. Enquanto a administração atual se debate com as mudanças tarifárias que aparecem praticamente a cada hora, o Brasil pode ser engolido por uma maré de produtos a preço de banana!
E a pergunta que não quer calar: Será que essa avalanche de produtos chineses pode ser uma oportunidade para a economia brasileira? O MDIC, em sua proverbial cautela, evita quaisquer avaliações definitivas. E dessa forma, a incerteza no mercado se instala como um intruso em nossas casas.
Enquanto isso, Alckmin travou um olho no olho virtual com o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, e, adivinha? Eles também andam preocupados e se unindo para defender o tal multilateralismo e o fortalecimento da Organização Mundial do Comércio. Será que estamos preparados para isso? Certamente, só o futuro nos dirá!
A importação de bens da China para o Brasil decolou de US$ 2 milhões em 1974 para nada menos que US$ 64 bilhões! Hoje, é a principal origem das importações em 16 estados brasileiros! Esses números mostram que a engrenagem já está girando rápido e, se não agirmos já, podemos ver a nossa economia fazer água!
Preparem-se! Está na hora de a nossa indústria lutar para não ser engolida! Se o governo não tomar as rédeas dessa situação, a cena do público consumindo produtos importados e a indústria nacional sendo deixada para trás pode se tornar o pesadelo do nosso cotidiano. É a hora de acordar e resistir! O futuro econômico do Brasil depende disso!