PIB do Brasil RUMANDO para 3% em 2024, mas ALERTA: periga perder força no 4º trimestre!

Título: Cuidado! A Economia Brasileira Pode Estar em Ladeira Abaixo!

Previsões Sombras: Juros Altos e PIB em Risco!

A economia do Brasil ainda se mantém de pé, mas não se engane: 2024 pode ser o último suspiro antes da queda! A esperada expansão de 3,5% pro governo e 3,49% para o mercado financeiro esconde um futuro nebuloso, com sinais de perda total de fôlego já no horizonte. Se liga, porque o IBGE vai soltar os números do PIB nesta sexta-feira e a expectativa é de sustos!

Os especialistas estão se dividindo! Do lado do governo, a luz está verde, mas os analistas estão mais cautelosos, prevendo uma desaceleração a partir do último trimestre deste ano. Com a pressão dos juros nas alturas — batendo 13,25%! — e a inflação pesando no bolso do povo, a situação pode ficar bem complicada.

Tatiana Pinheiro, economista-chefe da Galapagos Capital, não tem papas na língua: a política monetária "contracionista" já era, e as promessas de crescimento estão se esvaindo! E enquanto o povo se vira nos 30, ela aponta que a força da demanda e dos serviços podem tentar segurar as pontas, mas… será que dá pra confiar?

Pior: A próxima parada pode ser a 10ª posição mundial em economia!

O Brasil, que se vangloriava em 9º lugar, pode cair de cara pro 10º, com a moeda nacional desvalorizando 27%! Se não bastasse, os sinais de risco estão na esquina: aumento das taxas de juros e endividamento das famílias vão deixar muita gente em apuros!

E quais são as promessas para 2025? História repetida! Expectativa de 1,5% de crescimento, mas todo mundo sabe que pode acabar sendo uma grande decepção. Riscos por todo lado, com a tal política de austeridade do governo travando a economia e deixando todo mundo tenso!

A verdade é que, apesar da esperança de um crescimento mais robusto, o vento está mudando e os sinalizadores de crises internas e externas estão acesos. Prepare os bolsos e os nervos, pois o que vem pela frente não promete nada fácil e o povo vai sentir a pressão!