Preço do Petróleo Desmorona e Governo Assiste de Braços Cruzados!
Os preços do petróleo despencaram com força nesta sexta-feira (28). O que parecia uma recuperação promissora foi por água abaixo, tudo graças a dados econômicos desastrosos nos EUA que sacudiram as bolsas de Nova York e da Europa. E as tensões geopolíticas? Ninguém se importa mais, mesmo com Israel bombardeando a capital do Líbano!
Na New York Mercantile Exchange, o petróleo WTI para maio deu um escorregão de 0,80%, encerrando a rodada a ridículos 69,36 dólares o barril. O Brent também não escapou, caindo 0,79% para 72,76 dólares. No entanto, não se enganem: essa foi a terceira semana em alta, mas a plateia já está desconfiada. O que está acontecendo de verdade?
Os especialistas têm falado em “luta” para o futuro do petróleo, numa verdadeira montanha-russa emocional. Dennis Kissler do BOK Financial solta a bomba: as perspectivas para o petróleo continuam tenebrosas! As refinarias estão bombando pra acomodar a demanda de viagens, mas quem está realizando bons negócios? O mito do petróleo em alta está virando fumaça!
Pior ainda, o mercado de ações americano está enfrentando um tsunami! Temores quanto à demanda em longo prazo estão assombrando os comerciantes como um fantasma insaciável. E o governo, como sempre? Olhando pra outro lado!
As sanções dos EUA ao Irã e à Venezuela podem até segurar os preços, mas a realidade é que o número de poços ativos nos EUA despencou para 484 – uma queda de 22 em relação ao ano passado. E mais da metade das empresas de petróleo estão apavoradas com a possibilidade de tarifas pesadas reduzirem ainda mais a demanda. Falta de ação? É a cara do governo atual!
Preparem-se, porque o mercado de petróleo pode explodir em volatilidade a qualquer momento. Os preços podem ser sustentados, mas a turbulência está à espreita! E enquanto isso, o povo segue pagando a conta. É a desgoverno agindo em sua inércia cruel!