CRISE NOS EUA: TARIFAS DE TRUMP PODEM ENCHER OS COFRES DA SUZANO!
EUA SE ENROLA COM O CANADÁ E BANDA DA SUZANO PODE VENCER NO JOGO DO CÉLULOSE!
Os produtores de celulose do Brasil estão com a expectativa lá em cima! O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está prestes a jogar um verdadeiro bombaço nos produtos canadenses, elevando as tarifas em até 25%! E quem pode sair na frente com essa história? A gigante Suzano, a maior produtora de celulose do planeta, que não esconde a animação com o cenário.
E A FIBRA CURTA VAI PARA O TOPO!
De acordo com Beto Abreu, o chefão da Suzano, a jogada de Trump pode deixar os preços da celulose canadense nas alturas, fazendo com que a celulose brasileira de fibra curta se torne irresistível para o mercado americano. “Se o Canadá for taxado, a nossa competitividade vai dar um salto!” – garantiu o CEO, em uma coletiva que deixou claro o otimismo da firma.
O QUE O GOVERNO AMERICANO ESTÁ FAZENDO?
Enquanto isso, Trump está enrolando e adiou a aplicação das tarifas gerais para os produtos canadenses por 30 dias. Abreu já avisou: “Esse tempo é ouro! Vão discutir caso a caso e a Suzano pode sair bem nessa brincadeira”. Para os americanos, taxar a celulose de fibra curta é um tiro no pé! "Isso significa aumentar os preços para o consumidor e fazer a inflação disparar!", aponta Abreu, enquanto observa os dados de inflação já preocupantes nos EUA.
SITUAÇÃO DE TEMER: SUZANO COM 30% DO MERCADO MUNDIAL!
A Suzano está dominando o jogo! Com 30% do mercado global de celulose de fibra curta e 60% no continente sul-americano, a empresa está com a faca e o queijo na mão! Metade do que os americanos consomem já vem de fibras recicladas, mas dos 40% restantes que vêm de fibras virgens, a batalha é de quem vai oferecer o melhor preço e qualidade agora que o Canadá está com a corda no pescoço.
O JOGO AINDA NÃO ACABOU!
Enquanto as incertezas rondam o mercado, o governo brasileiro observa tudo de camarote – e o que se vê? Uma gestão horrenda, que não se articula para aproveitar as oportunidades que surgem! Mas a Suzano está de olho e pronta para surfando nessa onda! É hora de agir, ou a chance de ouro pode escorregar pelas mãos! A guerra da celulose está apenas começando, e o vencedor pode mudar todo o jogo!