Título 1: "Simone Tebet: O Grande Tiro do Planejamento ou Mais um Papel de Seda?"
Título 2: "Futuro em Jogo! Tebet Roda o Brasil em Busca do Planejamento Que Pode Não Sair do Papel!"
Atenção, povo brasileiro! Enquanto você se vira nos trancos da vida cotidiana, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, tá dando uma volta por aí, tentando respirar algum ânimo em meio à bagunça! A missão dela? Criar um documento de planejamento de longo prazo que vai de 2025 até 2050. Mas será que vai sair do chão ou é só mais um sonho de verão?
A parada mais recente foi em São Paulo, mas Tebet já fez a dança do calendário em Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG), e promete uma maratona por várias capitais. Tudo isso, segundo ela, para construir um plano que possa ser a “espinha dorsal” do Brasil mesmo após a sua saída. Mas calma lá! O que garante que não vamos assistir a mais uma obra de ficção? O pessoal da opinião pública já tá de olho e a desconfiança rola solta!
Atualmente, o Brasil parece estar vivendo nas nuvens com três peças de planejamento: a Lei Orçamentária Anual (LOA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA). Enquanto as duas primeiras são como promessas de namorado(a) que nunca se concretizam, o PPA tenta se agachar e mirar um pouco mais adiante. Mas vamos combinar: é muito papo e pouco resultado!
E agora, a grande pergunta que não quer calar: será que esses planos não vão virar papel de lado, como tanto já vimos? Os especialistas já estão com o dedo em riste, criticando que até mesmo os orçamentos anuais viraram peças de teatro, com diretrizes que não são seguidas de jeito nenhum pelos governos.
É hora de abrir o olho, Brasil! O futuro do nosso país está em jogo e, até agora, as promessas da mesa do governo são mais uma ilusão do que uma realidade. Fique ligado e não deixe que essa história caia na vala comum!