“VETO JÁ! Setor Elétrico em Alerta Máximo: Governo Pode Abrir as Portas para Aumento Estrondoso na Conta de Luz!”
Um clamor ensurdecedor vem das entranhas do setor elétrico! Um grupo poderoso, formado por 12 associações e entidades do setor, lançou um grito desesperado ao presidente Luiz Inácio Lula Silva: "Vete já essas emendas escandalosas!" Eles querem barrar os famigerados “jabutis” que podem afundar o país em um mar de custos astronômicos!
Esses artigos, os vilões da história, são as famigeradas propostas 19, 22 e 23 que foram enfiadas à força no projeto de lei que tenta regulamentar a energia eólica offshore. A grande jogada do governo? Mandar um veto somente nas emendas inconvenientes, enquanto as térmicas a gás natural e carvão mineral podem ser liberadas como se nada estivesse acontecendo!
A situação é de verdadeira calamidade e pode custar aos consumidores a bagatela de R$ 545 bilhões até 2050! Ou seja, a espiral da inflação vai tocar o céu, com um aumento escandaloso de 9% nas contas de luz! Isso mesmo: R$ 22 bilhões a mais por ano nas nossas já apertadas finanças!
As associações não se contiveram e soltaram a verdade nua e crua: essas emendas são um verdadeiro ataque contra o bolso da população. Enquanto a minoria privilegiada fatura alto, a maioria dos consumidores enfrenta as consequências, que drenam suas economias a cada vez que a luz brilha em casa.
O relógio está correndo! O projeto já está na mão do presidente desde 19 de dezembro, e ele tem apenas 15 dias úteis para tomar uma decisão. Será que ele vai escutar o clamor do povo ou deixar essa tragédia acontecer na calada da noite?
Os nomes que assinam esse documento poderoso incluem desde a Frente Nacional dos Consumidores de Energia até associações de peso como a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. A pressão é imensa, e o futuro da nossa energia está em jogo!
O que você, cidadão, vai fazer? Espere pela conta de luz do próximo mês ou vai exigir que a voz do povo ecoe mais alto que os interesses de poucos? É hora de agir!