ENEM 2024: A FURINDO A CALMA NO CORPO DOS CANDIDATOS!
Aguarde, Pode Surtar! Resultado do ENEM só em 13 de Janeiro de 2025!
Os estudantes que se submeteram à tortura do ENEM 2024 em novembro do ano passado estão passando por um verdadeiro "túnel do terror" emocional! As notas, meus amigos, vão demorar uma eternidade para serem divulgadas – considerando que só chegam em janeiro do ano que vem! Enquanto isso, a ansiedade está fazendo a festa e deixando a juventude em polvorosa!
Desespero à Vista! O que vai ser do seu futuro?
A pressão é insuportável! Esses jovens não fazem ideia de onde vão estudar ou se conseguirão a tão sonhada vaga no curso que tanto querem! É um sufoco! Para ajudar a galera a lidar com essa tensão fora do normal, o psicólogo e neurocientista Julio Peres oferece algumas dicas que podem aliviar essa agonia. E olha, é hora de se cuidar!
"FAÇA O QUE PODE, ESQUEÇA O RESTO!"
A primeira regra de Peres é: FOQUE NO AGORA, AMIGO! Não adianta se estressar com o que não dá pra controlar. Ele garante que sofrer antecipadamente é um baita desperdício de energia! Então, bora deixar o pessimismo de lado e se valorizar! Afinal, você já deu o seu melhor!
AUTOCUIDADO É A PALAVRA-CHAVE!
Se você está se sentindo pra baixo, entra em ação! Pratique o autocuidado afetivo, faça um "monólogo" interno cheio de frases positivas pra si mesmo – acredita, isso ativa áreas do cérebro que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade!
SEGREDOS DOS MESTRES DA CALMA!
E não para por aí: Peres sugere que a turma utilize técnicas de relaxamento, como respirações suaves e exercícios físicos! Se mexer o corpo pode ser a chave para aliviar essa tensão insuportável.
ATENÇÃO! VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA!
Lembre-se do mantra: Você já fez sua parte! Agora, cuide de si mesmo!
Dicas de Ouro do Psicólogo para Não Pirar:
- Foque no presente;
- Pratique diálogos internos positivos;
- Aplique técnicas de respiração e relaxamento;
- Mantenha a rotina de exercícios físicos.
Não deixe a ansiedade acabar com a sua paz! A hora é de se cuidar, respirar fundo e esperar com os nervos à flor da pele por esse resultado que, creiam, deveria ter saído ontem!