BUM! O DESAFIO FINAL DA FUvest 2025! SERÁ QUE OS CANDIDATOS ESTÃO PRONTOS?
Preparem os nervos, porque no dia 15 de dezembro os estudantes que sonham com a USP vão encarar a temida segunda fase da Fuvest 2025! É uma verdadeira batalha para conseguir uma vaga na maior universidade do Brasil, e todos sabemos que a redação pode ser o passe livre ou a bomba-relógio na vida acadêmica deles!
NOTA MÁXIMA OU FRACASSO TOTAL? DESVENDANDO OS SEGREDOS DA REDAÇÃO!
A redação vale 50 pontos – sim, você leu certo! Um texto bem escrito pode ser a diferença entre a glória e a derrota! Para não dar mole, os candidatos precisam saber exatamente como os corretores vão avaliar. Eles têm que desenvolver um texto dissertativo-argumentativo que não apenas explique, mas argumente!
Aqui vão os critérios de correção, que mais parecem os mandamentos de um verdadeiro escritor da pressão:
-
Desenvolvimento e organização do texto – Os redatores têm que brilhar! Os revisores querem ver se os estudantes entenderam o tema e apresentaram um ponto de vista afiado como uma faca!
-
Coerência e articulação – Não adianta papagaiar sem sentido! Os argumentos têm que dançar juntos, incrivelmente coesos, como se fossem um balé majestosamente ensaiado!
- Correção gramatical – Aqui, a língua portuguesa não pode vacilar! Os candidatos precisam mostrar que dominam a escrita como um verdadeiro craque, sem erros que possam derrubar toda a construção!
ESTOURO NO CRONÔMETRO: COMO É FEITA A CORREÇÃO?
Os avaliadores vão dar notas de 1 a 5 em cada critério, e se houver desacordo, o drama aumenta! Pode ser que um terceiro corretor entre em cena, e a média decide o futuro! E falando de notas, atenção: tudo é multiplicado por 4, 3 e 3, gerando uma pontuação final que pode fazer o coração de qualquer um parar!
E CONTAGEM REGRESSIVA PARA O GRANDE DIA!
Não perca a data: os convocados saem no dia 2 de dezembro! E os corajosos que se atreverem nesse desafio vão enfrentar as provas nos dias 15 e 16 de dezembro! O resultado sai no dia 24 de janeiro de 2025. Preparem-se, porque o tempo está voando, e a adrenalina vai lá em cima!
E aí, será que os candidatos conseguirão brilhar ou vão dar adeus ao sonho da USP? O tempo dirá, mas a pressão já está nas alturas!