VITÓRIA OU ILUSÃO? ALUNOS DE SP DESAFIAM A LÓGICA E SURPREENDEM EM AVALIAÇÃO!
BOMBA! Resultados do Saresp 2024 chegam para chacoalhar e provocar polêmica!
Prepare-se! A Secretaria da Educação de São Paulo soltou os números mais esperados do ano: os resultados do Saresp 2024! E o que eles revelam? Uma revolução estrondosa nas notas de português e matemática, especialmente entre os crescidos do 2º ano do ensino fundamental! A nota de matemática disparou de 6,2 para incríveis 9, uma alta incomparável de 45,3%! E em português, a situação não é diferente: de 6,7 para 8,6 — um avanço de 28%!
MILAGRE OU EXCEÇÃO? O QUE REALMENTE OCORRE NOS OUTROS ANOS!
Mas calma lá! Nem tudo é festa! Os dados dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio ainda estão patinando. Para se ter uma ideia: na 3ª série do ensino médio, a nota de português mal conseguiu saltar de 3 para 3,1, e em matemática, foi de 2,5 para 2,7. Tô falando de notas de dar pena!
E não se enganem: a maioria esmagadora das notas está ali, se lamentando entre “baixo” e “médio”! Apenas três minúsculos pontos foram elevados ao patamar de “alto aproveitamento”! Que vergonha!
PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: E OS ALUNOS, COMO ESTÃO?
Os números mostram um quadro alarmante! Apenas 37% dos alunos do ensino médio se destacaram em matemática, enquanto a maioria ainda continua lutando para alcançar níveis satisfatórios de aprendizagem. O que está rolando nas escolas?
MUDANÇA DE CENA: E O QUE AUMENTOU NA AVALIAÇÃO?
Ah, mas tem um lado positivo nessa novela! A participação dos estudantes aumentou! No 9º ano, 92,6% dos alunos compareceram, enquanto a 3ª série do ensino médio viu um salto de 9,6 pontos percentuais, chegando a 84,6%. Isso, claro, pode ter tudo a ver com programas que exigem a participação na avaliação para conseguir intercâmbios e bolsas de estudo! Uma jogada de mestre ou mera necessidade?
PROFICIÊNCIA EM ALTA OU QUEDA LIVRE?
O Saresp também revelou uma escala de proficiência em que o 2º ano pulou de "adequado" para "avançado" em português. No entanto, em matemática, o salto foi apenas de "básico" para "adequado". Já nos anos finais, a situação continua nebulosa.
Em 2023, por exemplo, o 2º ano teve notas de 167,2 em matemática (básico!) e agora está em 196,7 (adequado). É um avanço, mas será que isso é o suficiente?
VERGONHA EM NOME DO FUTURO: O JOGO ENTRE NOTAS E REALIDADE!
Os dados expõem que a gestão atual da educação está muito aquém do que a população paulista espera. Enquanto alguns alunos brilham, a maioria ainda luta para passar de ano. É claro que o cenário só vai mudar se os setores educacionais forem tratados com a seriedade que merecem. Porque continuar nesse ritmo é receita para o desastre!
Preparem-se, São Paulo! A batalha pela educação não acabou e precisamos ficar de olho!