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Alerta do Futuro: Sony Manda os Personagens Reais Para o Espaço e Traz a IA Para o Jogo!

“Aloy com a Fala de Robô: A Revolução dos Personagens de IA no PlayStation!”

Preparem-se, gamers, porque a Sony está botando a inteligência artificial para trabalhar! Em um vídeo que mais parece uma cena de ficção científica, a gigante nipônica está testando personagens que falam e se movem como se fossem do nosso mundo, mas na verdade têm células de código pulsando em suas veias! Isso mesmo, o jornalista Tom Warren soltou a bomba: teremos “Aloys” e amigos feitos por máquinas. Se isso não é um verdadeiro “Matrix” dos videogames, eu não sei mais o que é!

“IA na Veia: O que a Nova Tecnologia Traz de Bom (ou Ruim)?”

Para criar esses novos personagens, a Sony misturou o poder do comando de voz da OpenAI com as maravilhas do GPT-4 e Llama 3. E o resultado? Um rosto que anima mais que muita gente na festa de sábado à noite. Para deixar tudo ainda mais interessante, a empresa usou sua própria ferramenta chamada Mockingbird, que não tem nada a ver com passarinho, mas faz mágica na criação de expressões faciais.

Mas não pense que todo mundo está fazendo a dancinha do TikTok! Um executivo da Sony andou comentando que usar IA é como colocar açúcar no café: atraí muito a geração Z e Alpha, que adora personalização. Mas calma lá, que tem muito ator de voz metendo o pé na porta dessa festa!

“A Voz do Povo: Dubladores em Pé de Guerra contra a IA!”

Doug Cockle, o dublador que ficou famoso por dar vida ao Geralt de Rivia em “The Witcher”, está com um pé atrás. Ele disse que essa onda de IA na indústria é uma faca de dois gumes: maravilhosa, mas perigosa. E a maior desenvolvedora a usar IA na dublagem? Bem, foi a CD Projekt Red, que fez isso para substituir um dublador que já bateu as botas. E, sim, eles pediram permissão da família, mas a polêmica está no ar!

A galera da Embark Studios, que trouxe para nós o “The Finals”, também pegou críticas pesadas por usar dublagens feitas por IA. Eles garantem que não é essa a intenção, mas que, às vezes, precisam “dar um jeitinho” e usar uma mistura de vozes reais e geradas por máquinas. Ué, se os robôs começam a falar, onde fica o trabalho dos humanos?

“Cuidado! Os Mods de IA Estão à Solta!”

E como se não bastasse, dubladores têm reclamado de mods de IA em jogos como Skyrim. A Victoria Atkin, dubladora da série “Assassin’s Creed”, soltou a frase poderosa de que esses mods são como um “inimigo invisível” que tem atormentado os artistas. E o Paul Eiding, que empresta sua voz ao Coronel Campbell em “Metal Gear Solid”, também não está nada satisfeito com isso.

Assim, meus amigos, fica a pergunta: será que estamos colocando a nossa diversão nas mãos de robôs falantes? Ou será que essa nova era de inteligência artificial vai nos levar a um level que nem imaginamos? Fiquem ligados, porque o jogo ainda não acabou!