“Olha o Tijolo Lunar! A Construção do Futuro Começa lá em Cima!”
Prepare-se para dar tchauzinho às paredes de barro, porque os cientistas da China estão levando a construção para outro nível, ou melhor, para outra órbita! Com um jeitinho todo especial, a galera da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong criou tijolos que são quase tão resistentes quanto o coração de um avô que não gosta de falar de sentimentos!
Esses novos amigos de alvenaria são feitos a partir de um solo lunar simulado e, pasmem, são três vezes mais fortes que aqueles tijolos comuns de concreto. E quem está comandando essa obra-prima de engenharia é o mestre Ding Lieyun, que não só lançou os tijolos, mas também mandou ver em um robô de impressão 3D pra construir moradias diretamente lá no espaço! Isso mesmo! Esqueça o sonho de ser astronauta — agora temos arquitetos espaciais!
E se você acha que parar por aí é coisa de amador, tá errado! A equipe que tá por trás disso fez cinco análises do solo lunar simulado e três testes do que chamaram de métodos de “sinterização”. Tipo uns testes para ver se o tijolo não desmorona quando a gravidade resolve dar uma piscadela. Ah, as delícias da ciência!
A grande sacada é que o solo lunar não é todo igual: em alguns lugares, ele é basáltico, como se fosse o chão de uma casa de rochas. E antes de começar a construir a casa dos sonhos na lua, os tijolos passarão por provas rigorosas para ver se vão aguentar as condições malucas do espaço.
Mas o plano não para por aí! Esses tijolos cósmicos vão receber um tratamento VIP na estação espacial chinesa durante a missão Tianzhou 8 e, se tudo der certo, o primeiro tijolo lunar deve retornar para a Terra até o final de 2025. Quanta expectativa, hein?
Então, já sabe: enquanto a galera no Brasil tá pensando em como reformar a sala, os cientistas chineses estão sonhando com uma base na lua. E quem sabe a próxima casa dos sonhos não pode ter uma vista para a Terra? Não é de tirar o fôlego?