"O Exterminador que Queria Ser Formal: A Saga do ‘I’ll Be Back’"
Prepare-se, porque a história que vamos contar é daquelas que merecem um espaço na sala de estar, ao lado da sua coleção de DVDs – ou da sua assinatura de streaming, dependendo da sua idade! Estamos aqui para falar sobre uma das pérolas do cinema: O Exterminador do Futuro. Essa jóia da ficção científica, lançada em 1984, não só catapultou Arnold Schwarzenegger para o estrelato intergaláctico como também colocou James Cameron no mapa dos diretores que arrasam!
Vamos lá! Quem diria que tudo começou com um robozão chamado T-800, Astro Dan e sua famosa frase “Hasta la vista, baby!”? Ah, essa frase é tão lendária que se você sair na rua e gritar, é capaz de uns 10 marmanjos responderem com um “baby” no embalo! Mas a verdadeira estrela por trás da cortina é o “I’ll be back.” E, acreditem ou não, essa frase quase saiu com um toque de formalidade.
Arnold, o todo poderoso Schwarzenegger, se lembrou desse pequeno detalhe 41 anos depois, durante o famigerado Arnold Sports Festival! Naquele caloroso encontro com a galera, nosso querido Exterminador confessou que queria dizer “I will be back”, na intenção de dar um ar mais sofisticado à coisa. Afinal, como um robô, ele queria parecer, bem… robótico! Mas o mestre James Cameron, firme na sua batuta, disse um sonoro “NÃO!”. “Tá no roteiro, mermão! Aqui quem escreve sou eu, então só segue o que está escrito”, disparou Cameron.
Mas calma que não parou por aí! O diretor não deixou o ator na mão. Ele sugeriu gravar a cena de dez maneiras diferentes – porque, sim, James não tem limites! Seríamos capazes de imaginar quantas versões do T-800 isso trouxe? O bom de tudo é que, olhando pela lente do tempo, e com quatro décadas de história, Arnold não consegue entender como uma simplíssima frase se transformou em um dos bordões mais icônicos da sétima arte. “E pensar que durante as filmagens, estava lá eu, sem imaginar o tamanho da bomba que tava criando!”.
Então, aqui estamos nós, mais de 40 anos depois, repetindo essa frase icônica como se nossas vidas dependessem disso. E, sejamos sinceros, tem algo melhor do que repetir “I’ll be back” no meio de uma conversa para deixar todo mundo em estado de alerta? Se tem, nem sabemos!
Então, meu amigo, na próxima vez que você ouvir esse bordão, lembre-se da batalha titânica entre Arnold e James. Uma delas queria formalidade, e a outra só queria fazer história. E, no fim, bem… deu certo!