Título: "Microsoft Troca Água por Circuito Fechado e Vira a Rainha do Geladinho!"
Você sabia que os data centers e servidores são como adolescentes no auge da gravidez de gado? Eles consomem água que é uma beleza! Com tanta info circulando por aí, a Microsoft resolveu que era hora de dar uma refrescada nessa história. Com os servidores pedindo mais água do que um casal no deserto, a empresa arregaçou as mangas e veio com uma solução que até parece mágica.
O Segredo do Gelo!
Olha só a sacada: a Microsoft está lançando um novo projeto para seus data centers que promete usar refrigeração líquida em circuito fechado. É isso mesmo, gente! Em vez de flood em água, os servidores vão tirar onda de gélido com um sistema que recircula a água eternamente, como um hamster numa roda. Uma vez abastecido, não precisa mais ficar enchendo o balde!
Para você ter uma ideia, atualmente, cada data center da Microsoft ainda gasta a bagatela de 125 milhões de litros de água por ano – isso daria pra encher várias piscinas de plástico e ainda sobrar para uma festa de arromba! Mas com essa nova tecnologia, eles já deram uma reduzida na conta e passaram de 0,49 litros de água por kWh em 2021 para 0,30 litros no ano passado. Uma queda de 39% que deixa qualquer meio ambiente babando de felicidade!
Desbravando o Futuro na Terra do Calor
Esse novo design será testado em duas cidades: Phoenix, no deserto do Arizona (um lugar onde você derrete só de pensar) e em Mount Pleasant, no Wisconsin. Se tudo correr bem e eles não encontrarem mais problemas com eficiência do que com gato em cima do teclado, a ideia é expandir a aplicação em 2027.
Com isso, a Microsoft está dando um exemplo para o resto do mundo: é possível ser verde e fresco ao mesmo tempo! Afinal, quem precisa de água em excesso quando você pode ser amigo do meio ambiente e ainda se manter suave como um sorvetinho no calor? Prepare-se, o futuro está a caminho e promete ser gelado (no bom sentido)!