O Segredo da Perfeição: Como Criar uma Cerca que Ninguém Vê!
Ah, Steve Jobs! O rei da maçã mordida, conhecido por sua mania de perfeição. E você acha que ele nasceu assim, como um artista da tecnologia? Nananinanão! O cara teve uma baita influência na infância, e a grande responsável por isso foi o seu pai adotivo, o Paul Jobs, que deu uma aula de capricho que poderia fazer qualquer arquiteto se sentir envergonhado!
Uma Cerca com Estilo: Aula de Vida do Papai Jobs
Quando o pequeno Jobs estava na sua fase de “ajuda em casa”, o titio Paul não perdeu a chance de despejar uma pérola de sabedoria: “Filho, a parte de trás da cerca, que nem o vizinho vai ver, tem que ser tão bonita quanto a da frente!” E não é que o moço entrou nessa de cabeca? Jobs abraçou essa lição e, desde então, passou a aplicar essa filosofia em tudo que fazia, como um burrito recheado de capricho!
Jobs: O Perfeccionista de Plantão
Walter Isaacson, biógrafo de Jobs, até comentou que essa obsessão pela perfeição virou marca registrada da Apple! Jobs queria que até o interior dos gadgets fosse uma obra-prima, como se cada peça fosse feita com amor e carinho. E, mesmo depois do grande homem ter ido para o andar de cima, essa paixão pela beleza continua viva e batendo em produtos como o Apple Watch e o iPhone 16.
O Cruel Culpado: Um Armário com Compensado?
Jobs, o carpinteiro do mundo da tecnologia, até confessou em uma entrevista que não era de usar pedaço de madeira vagabundo no fundo do armário. Para ele, até a parte que não aparece, como a parte de trás da cerca, tinha que ser digna de um Oscar! Isso é que é amar o que faz, meu amigo!
Mãe e Pai: Os Verdadeiros Professores
No fundo, a moral da história é que os pais sempre deixam uma marquinha na gente. A lição do Paul Jobs vai muito além da cerca: é sobre fazer o que é certo, mesmo que a galera não veja (e, convenhamos, isso vale também para a pilha de pratos que você deveria lavar!). Então, da próxima vez que você perceber um detalhe sutil em algo, lembre-se de Paul Jobs, e trate de fazer as coisas com mais capricho. Afinal, são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença!