Quando o Software Falha: A Confusão da NAFCA que Fez o Anime Virar um Burburinho!
Na última segunda-feira (28), a Associação de Animes e Filmes do Japão, carinhosamente chamada de NAFCA (ou só “associação que decidiu estragar a segunda-feira do povo”), mandou o mico no Twitter! A galera lá soltou uma declaração menosprezando os animadores de fora e, adivinha? Recebeu uma chuva de críticas, como um vendaval de ramen fervendo!
Tweet de Mico e Desculpas em Dose Dupla!
Em um dos tweets mais polêmicos do milênio, a associação disse que muitos produtores pensam que os animadores internacionais são "completamente inúteis". Isso mesmo, gente! Parece que alguém estava com a língua solta e acabou saindo do tom na festa do anime. A NAFCA até afirmou que os animadores japoneses estão sempre correndo para corrigir o que ele chama de "trabalho malfeito", por conta da falta de familiaridade dos gringos com a animação nipônica.
E por mais que o sapato apertasse, não excluíram o tweet que tinha mais espinhos do que flores. O público internacional, claro, não ficou calado e saiu em defesa dos artistas estrangeiros!
O Perigo da Tradução Automática: Quando o Tradutor Erra Mais do que Acerta!
A repercussão foi tão grande que a NAFCA decidiu se retratar, e não perdeu tempo para desencavar o "desculpe, foi o tradutor"! Em um novo pronunciamento, a associação pediu desculpas por qualquer mal-entendido causado pela “maravilha” da tradução automática que, convenhamos, não é lá essas coisas. Eles explicaram que a intenção era apontar os desafios enfrentados pelos animadores que chegam de outros países, mas a execução… ah, a execução deixou a desejar!
“Olha só, a gente queria falar sobre os desafios que os novatos enfrentam, não menosprezar ninguém. Prometemos que, na próxima, a gente dá uma olhada nas letras antes de sair por aí compartilhando.”
Corrigindo o Tiro com um Estudo de Caso!
A NAFCA ainda mandou um aviso: ser animador, mesmo com o lápis afiado, requer conhecer o bê-á-bá da animação japonesa. Não adianta sair desenhando que nem um gênio se o processo de produção é mais complicado que entender como funciona um Mangá.
Esse burburinho todo rolou porque a associação estava promovendo um livro que promete ensinar as boas práticas da animação. Calma aí, pessoal! Nada como um bom curso para evitar problemas futuros e fazer todo mundo brilhar, não é mesmo?
E no fim das contas, fica a lição: cuidado com o que digitar, porque na internet, todo mundo tá de olho, e um tweet pode acabar em uma tempestade dentro de um copo d’água!