Cuidado! Suas Extensões do Chrome Podem Estar Lucrando com Você!
Prepare-se, porque o mundo das extensões do Google Chrome acaba de se tornar um verdadeiro filme de terror! Uma investigação feita pelo mestre das segurança digital, John Tucker, descobriu uma rede sinistra de extensões que estavam mais para vilãs de filme do que para ajudantes na navegação. Ao todo, mais de 4 milhões de seres humanos (ou seriam criaturas?) instalaram 35 extensões que, vamos ser francos, estão mais escondidas que pulgão em planta!
Espiões Disfarçados de Benfeitores: A Saga das 35 Extensões!
Durante uma auditória rotineira que mais parecia uma caça ao tesouro, Tucker encontrou duas extensões que não estavam na loja, só aparecendo pelo famoso "link do amigo" que ninguém confia. Embora algumas possam ser usadas para um bom propósito, a maioria é como aquele amigo que sempre aparece só quando precisa de algo: não dá para confiar!
O que é mais curioso? Todas essas extensões suspeitas estavam amarradas a um domínio chamado unknow.com. Parece até nome de filme de ficção científica, não é? E ainda estão "à venda" na internet, como se fossem um carro usado cheio de problemas ocultos.
Danger Zone: As Extensões que Pedem Tudo!
Essas extensões não são só charmosinhas; elas também pedem uma quantidade absurda de permissões. Se você pensou que era um pouco demais, bateu a mão no queixo e falou: “ô, meu querido!”, você está 100% certo! Acesso a abas, cookies, armazenamento e muito mais fazem parte do pacote, pois segurança na internet está mais em baixa que o preço do pão francês!
Tucker avisa: "Amigo, se você estiver com essas extensões instaladas, já pode prepará-las para o exílio!” Os riscos podem ser maiores do que qualquer bobagem que elas prometem.
O Diário de um Malware: Os Casos Famosos!
Uma das estrelas do drama é a “Fire Shield Extension Protection”, que se apresentava como o super-herói da segurança, mas na verdade se comportava como o Coringa! Ela consegue se conectar a domínios suspeitos e baixar comandos remotamente, como se estivesse comandando um ataque no melhor estilo filme de ação. Assustador, não é?
Para piorar, dez dessas extensões ainda tinham o selo de “Destaque” da Chrome Web Store, como se fossem as pessoas mais confiáveis da sala! Como diria a vó: “Para tudo tem uma explicação, mas não sei qual!”
Até agora, não há provas concretas de que esses monstros estejam extraindo dados ativamente, mas a segurança deles está em jogo, e vale mais ficar longe do que correr atrás! Então, se você não quer ser o próximo ator de uma saga de terror, é bom verificar se alguma dessas extensões traiçoeiras está no seu navegador.
Alerta Geral: A Hora de Agir é Agora!
A Secure Annex liberou uma lista com esses “camaradas”, então fica a dica: confere se você não está na lista dos encrencados. E lembre-se: a internet é um lugar cheio de segredos, então fique sempre um passo à frente!