Games

Despertem, Guerreiro! O Melhor Filme de Guerra Que a Humanidade Esqueceu!

A Guerra Não É Só Bala: Conheça o Filme que Derrotou os Gigantes!

Quando o papo é filme de guerra, a galera logo lembra de clássicos como Apocalypse Now, Guerra do Pólo Norte e até do famoso Resgate do Soldado Ryan. Mas segura essa marimba: tem um título que anda meio esquecido na prateleira, mas os críticos tão lá, babando o ovo dele. Estamos falando de Beau Travail, essa joia dirigida por Claire Denis em 1999 que, na moral, merece mais atenção!

De Coquetel de Guerra a Drama Militar

Esse filme é baseado em um livro de Herman Melville (sim, aquele cara famoso das escolas) que foi publicado em 1888. A história nos joga na quente Djibuti, mas não espere tiroteio e explosão a la Hollywood. Em vez disso, nos captura numa relação meio tensa entre um sargento e um soldado que é a promessa do batalhão. E enquanto os dois acabam se estranhando, a gente vai conhecendo a rotina dos militares nos tempos de paz—ou será que isso também é uma guerra? Fica a questão!

O Filme Que Ninguém Viu, Mas Todo Mundo Deveria!

Lançado no Festival de Cinema de Veneza em 1999, a crítica virou fã na hora, mas a massa esqueceu o filme na gaveta. O que é uma pena, porque, com o passar dos anos, o prestígio só cresceu, tipo um pão no forno. Para se ter uma ideia, Beau Travail foi parar na sétima posição da lista dos melhores filmes de todos os tempos da Sight and Sound em 2022. E, detalhe: é o filme de guerra mais bem colocado, de acordo com 1.639 críticos que deram seus pitacos.

Então, se você ainda não viu Beau Travail, tá na hora de sair da caverna e dar uma chance! Ou será que você prefere só guerra de tiro?