Torcendo o Texto: Como Entender O Silmarillion Com Música!
Quem precisa ralar em cima do papel quando é bem mais divertido "escutar" as histórias com a trilha sonora perfeita, né? Brincadeiras à parte, ler é fundamental, mas vamos combinar: tem livros que parecem uma verdadeira montanha-russa de palavras, e O Silmarillion, do mestre J.R.R. Tolkien, é um deles. É texto que não acaba mais, e é fácil perder o fio da meada em meio a tanta aventura da Terra-Média. Se você já jogou a toalha várias vezes ou está tremendo na base só de pensar em começar, relaxa, meu amigo! Chegou a solução para entender a saga de Arda de um jeito bem divertido!
Prepare-se para o Metal Sagrado: "Nightfall in Middle-Earth"
Não é todo mundo que se amar ajeitadamente com um bom rock metal, mas a verdade é que O Senhor dos Anéis sempre dançou essa dança pesada. Até o Christopher Lee, que fez o Saruman, era metaleiro de carteirinha e lançou mais álbuns do que a gente consegue contar! E por falar em metal, em 1998 a banda Blind Guardian sacou do forno o disco "Nightfall in Middle-Earth" (ou, como diria qualquer um que acabou de morder uma fatia de pizza, "Anoitecer da Terra-Média"). Esse álbum é praticamente um mapa sonoro que te guia por algumas das histórias mais malucas de O Silmarillion.
São 22 faixas que vão desde as que duram menos do que você leva para ir ao banheiro até as que fazem você sentir que está num show de três horas! O rolê começa com a "Guerra da Ira" (tá achando que é só uma briga de casal? Que nada!), que narra momentos de chorar até ficar com a vista embaçada, quando Morgoth estava aprontando todas. Já em "Into the Storm", a coisa fica intensa, com Ungoliant e Morgoth arrasando tudo e todos na Valinor. E tem até uma faixa que mostra como os Balrogs entraram na festa!
Em "When Sorrow Sang", você vai se sentir o Beren, o Romeo das histórias de Tolkien, cantando para a sua amada Lúthien como se não houvesse amanhã. E o fim do álbum? Ah, esse é de deixar qualquer um com um misto de "a vida é uma dança" e "socorro, como assim Morgoth venceu?". Mas calma que sempre cabe uma pitadinha de esperança!
E se você acha que acabou, se enganou! Em relançamentos do álbum, ainda tem um extra que te faz querer ouvir mais, como as faixas "Harvest of Sorrow", "Doom" e "Tides of War". É pra dançar e chorar ao mesmo tempo, meu amigo!
A Capa Que É Uma Obra de Arte
Agora, vamos falar da capa do álbum! Ela traz a incrível história de Beren e Lúthien, onde a dançarina elfa tenta fazer Morgoth dar uma cochilada para roubar os silmarils da coroa dele. Isso sim é saber como enganar os mocinhos!
Então, se você ainda está aí pensando se vai ler O Silmarillion ou não, que tal dar uma chance para o metal? Coloque os fones de ouvido, aperte o play e deixe a música te guiar na confusão maravilhosa do universo de Tolkien!