"Homero: O Avô Que Nunca Sai da Moda!"
A humanidade nunca esteve tão conectada com os mortos! E, olha, estamos falando de mortos bem antigos! Os clássicos literários merecem um troféu no Oscar dos filmes, porque quem está vivo está dando uma mãozinha para as telonas e telinhas. Afinal, por que reinventar a roda quando já temos uma Ferrari estacionada na garagem?
Recentemente, o mestre das câmeras Christopher Nolan, que redefine o que é um blockbuster, decidiu que era hora de dar uma lufada de ar fresco em "A Odisséia" do famoso Homero. Minhas palmas para ele! Já começou a corrida das produções cinematográficas para se agendar no IMDb, aquele site que até dá a ficha completa de quem já se aposentou da vida. E se você pensou que Homero estava esquecido, se enganou! O cara já tem nada menos que 67 produções na conta! É tipo contar as balinhas que você ganhou no Halloween e não sabe se come agora ou guarda para o Natal!
Mas não para por aí! A rainha do romance, Jane Austen, com suas histórias de amor e desencontros, também está na festa! E não dá para esquecer de F. Scott Fitzgerald, Lev Tolstoy e o eterno Shakespeare, que tem mais de 1800 créditos como se fosse o “Rei do Reaproveitamento”. Esses caras estão mais ativos do que muito influencer por aí!
É engraçado pensar que, com mais de 2000 anos de história, esses autores ainda estão no nosso dia a dia, principalmente em uma arte que realmente floresceu no final do século XIX. É como se, de alguma forma, eles estivessem sempre prontos para uma conversa descontraída sobre a vida, mesmo que eles nunca tenham conhecido esse tal de Netflix.
Então, da próxima vez que você assistir a um filme baseado em um clássico, lembre-se: as vozes do passado ainda ecoam nas telonas! E quem sabe, com essa moda de reinvenção, venha aí um romeu e julieta mais atualizado com likes e comentários em vez de cartas de amor!