Disney: Onde o Passado É uma Festa e a Diversidade foi No Banheiro!
Olha o que a Disney aprontou agora! Depois que o Donald Trump, o famoso “Tio do Galinheiro” dos EUA, decidiu que diversidade, equidade e igualdade eram muito bonitinhos pra vida real, a Disney achou que era a hora de dar uma ajeitada nos avisos dos seus clássicos de cinema. Sabe aqueles filmes que a gente adora, mas que têm umas cenas de fazer o ancestral da gente se revoltar? Então, a Disney mudou a forma de falar sobre isso!
Agora, em vez de um aviso sério, tipo “pessoal, aqui tem estereótipos que são um verdadeiro mico”, o que rolou foi um “pode ser que tenha algo estranho aqui, olha lá, hein?” Hã? É praticamente um “deixa pra lá, só finge que não viu”. Essa mudança vai atingir filmes antigos como Peter Pan, Dumbo, Aristogatos e A Dama e o Vagabundo. No fundo, a Disney sabe que as coisas são complicadas, mas preferiu dar uma desconversada.
O aviso antigo era bem mais direto: “Olha, aqui tem um monte de coisa errada e a gente sabe disso”. O novo aviso parece uma desculpa esfarrapada, como aquele amigo que se esquece de trazer a pipoca pro filme e diz: “Ah, eu pensei que você não quisesse”. E a Disney não é a única na balada! Várias empresas, como Walmart e Boeing, decidiram que diversidade era um case de “me deixa em paz” e tiraram os programas de inclusão do seu cardápio.
O que começou como uma tentativa de corrigir os erros do passado agora virou uma corridinha estratégica, e a Disney tá com a ficha suja! Parece que o mundo tá vendo esses filmes antigos e pensando: “Mas que trambolho é esse?” Só esperamos que, entre uma mudança e outra, os personagens não acabem perdendo a magia que os fez inesquecíveis. Afinal, quem disse que mudar as coisas não pode ser uma aventura? Vamos ficar de olho, porque a história está longe de acabar!