Preparem-se! O TikTok Está com os Dias Contados nos EUA!
Atenção, galera! A partir do dia 19 de janeiro, parece que o TikTok vai dar tchauzinho para os terráqueos dos Estados Unidos. E a culpa é daquele rolo entre partidos do Congresso que decidiu que a ByteDance, empresa mãe do TikTok, tem que vender a rede social para uma empresa americana. Ou seja, se não rolar essa transação, o TikTok vai ter que esfriar os motores e, bye bye vídeos de dancinhas!
Os Americanos Fugindo do TikTok para o “Xiaohongshu” – O Novo Grito da Moda!
E agora, o que será dos influenciadores que vivem de fazer aquelas dancinhas, desafios e receitas mirabolantes? Bom, ao invés de correrem para o X (antigo Twitter), Facebook ou Instagram, a galera decidiu lançar mão de uma opção mais exótica: o Xiaohongshu! Sim, aquela mesma rede social chinesa que é tipo um cruzamento de Instagram com Pinterest. É isso mesmo, você ouviu? O “pequeno livro vermelho” parece ter encantado os influenciadores que, assustados com a possibilidade de perderem o emprego à lá “just dance”, começaram a convidar seus seguidores para essa nova aventura.
Os influenciadores do TikTok agora são conhecidos como “refugiados do TikTok”. Imagina a cena: "Ei, galera! Estou aqui sobrevivendo na nova terra prometida, vem comigo!"
E com essa movimentação rápida como um piscar de olhos, o Xiaohongshu já abocanhou 700 mil novos usuários em apenas 48 horas. É tipo feira em dia de promoção, meu povo!
Mas Será Que Essa Mudança é “A Tábua de Salvação”?
Calma lá! A migração não é tão simples assim. O Xiaohongshu não é exatamente feito sob medida para os gringos. Na verdade, a maior parte do conteúdo que rola por lá ainda é chinês, e a censura na China é tão severa quanto mãe de adolescente vigiando o celular. Os criadores de conteúdo americanos que se aventurarem por lá podem acabar esbarrando em várias barreiras culturais e legais. E cá entre nós, a moderação vai ter que se virar nos 30 para lidar com esse enxame de novos conteúdos.
Ah, e não podemos esquecer que o governo dos Estados Unidos pode ter alguns olhos curiosos na direção do Xiaohongshu. Se a plataforma bombar, nunca se sabe se ela vai cair nas garras das leis que pegaram o TikTok.
Então, amigos, fiquem atentos! O mundo das redes sociais está mais agitado que trânsito em hora de pico, e a aventura ainda está longe de acabar!