Ex-chefe da Warner solta a bomba: O chocante por trás do sistema Nemesis de Shadow of Mordor!

"Do Lado de Fora do Disco: A Verdadeira História do Sistema Nemesis!"

Ah, a saga das vendas de jogos usados! Quem nunca comprou um joguinho, jogou até cansar e depois devolveu para dar lugar a um novo? Pois é, amigo, isso tava dando uma dor de cabeça danada para os estúdios. O pessoal da Terra-média: Sombras de Mordor teve uma ideia brilhante: inventar uma forma de os jogadores nunca quererem se desfazer do jogo. E veio então o glorioso Sistema Nemesis!

Uma ex-executiva da empresa envolvida no jogo revelou os bastidores dessa jogada arriscada. Na época, os grandes da indústria estavam apavorados com a ideia de que a galera comprasse um game, jogasse até a última energia e depois devolvesse o disco para a loja em vez de deixar na prateleira da estante. O que tava pegando é que os estúdios estavam como quem perdeu uma nota de 100 reais: olha a grana que eles deixavam de ganhar!

"Olha só, era ótimo para o jogador e a GameStop.” Aí você pensa: "Ué, mas e os desenvolvedores?" Bem, eles estavam tão preocupados quanto gato em telhado de zinco. Um baita de um susto! Com a queda das vendas de Arkham Asylum, o que estava pintando foi uma maré de devoluções, e isso não tava com nada.

Mas a galera da Monolith, com suas cabeças pensantes, se reuniram e pensaram: "Como vamos fazer a galera amar tanto esse jogo que eles vão guardar o disco como se fosse um troféu?" Bingo! Surgiu o Sistema Nemesis, que permite que os orcs se lembrem de suas derrotas e transformem cada encontro em uma experiência digna de Oscar.

Então, você acabava criando rivalidade com os orcs, que, acredite ou não, possuíam mais histórias do que muitos personagens de novela! E esse sistema se tornou uma das coisas mais legais em Sombras de Mordor e sua continuação.

Mas, oh, oh, oh! Com o fechamento da Monolith e o cancelamento do projeto da Mulher Maravilha, o que acontece com o sistema? Vai ficar lá, trancadinho no cofre, esperando 2036 para sair e brincar de novo! É, meus amigos, só nos resta lamentar que essa belezura vai acumular poeira enquanto a Warner Bros. se segura no controle da patente.

E assim termina nossa história da trajetória épica do Sistema Nemesis, que nasceu para combater a venda de usados e acabou se tornando um ícone que pode ficar guardado como um tanto de coisa boa empoeirada num canto. A vida é cheia de ironias, não é mesmo?